Zona Rural de Cerrito Afetada Pelo Temporal
Prefeito Municipal de Cerrito, José Flavio Vieira de Vieira, declarou Estado de Emergência por 90 dias, devido aos prejuízos causados pelo temporal que atingiu a região nos dias 28 e 29 de janeiro.
Publicidade
Prefeito Municipal de Cerrito, José Flavio Vieira de Vieira, declarou Estado de Emergência por 90 dias, devido aos prejuízos causados pelo temporal que atingiu a região nos dias 28 e 29 de janeiro.
No município o temporal iniciou na tarde de 28 de janeiro e se estendeu até a tarde do dia 29, causando danos em estradas, pontes, falta de energia elétrica e erosão nas lavouras de milho e soja. Em manos de 24 horas choveu 250 milímetros no município que possui 600 quilômetros de estradas na zona rural. Toda a extensão das estradas foi atingida, principalmente nas localidades de Passo do Santana e Passo do Vieira, onde o alto índice pluviométrico danificou oito pontes alem de destruir uma que foi arrastada pela força das águas. Nas demais localidades da zona rural de Cerrito mais seis pontes sofreram danificações. As estradas também foram bastante atingidas. Alguns trechos foram tão afetados pela erosão e os alagamentos que a trafegabilidade ficou impossibilitada.
A falta de energia elétrica que atingiu 80% da zona rural de Cerrito durante três dias consecutivos (de quinta-feira até sábado) ocasionou perda de 75 mil litros de leite aos produtores que tiveram que jogar fora o produto responsável pela geração de renda para as famílias das localidades. A criação de aves também foi prejudicada devido à falta de energia.
O levantamento da dimensão dos estragos está sendo feito com dificuldades visto que as equipes da prefeitura enfrentam problemas de trafegabilidade para se deslocar aos locais atingidos.
A Prefeitura está efetuando a recuperação nas estradas e pontes atingidas no interior do município, conforme a disposição de maquinário. De acordo com o Prefeito Vieira, primeiramente estão sendo recuperados os pontos críticos, mas há dificuldades no trabalho devido à grandeza dos estragos e a falta de maquinário adequado aos serviços. “Nossas máquinas são pequenas e não estão em bom estado de conservação”, argumentou, e acrescentou, “vamos contratar máquinas para possibilitar a execução dos serviços mais difíceis de serem realizados”.
Nesta terça-feira (3) o Prefeito, que já adiantou alguns contatos durante o final de semana, irá iniciar a busca por recursos do Governo Estadual e do Governo Federal para minimizar os prejuízos causados pelo temporal no município.