Geral

Vereadores participam da Campanha "Seja um doador voluntário de medula óssea"

Por Paula Pons Madruga
06/10/2009 08:16
Atualizado em 19/09/2017 14:41
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Nesta segunda-feira, dia 05 de outubro, os vereadores fizeram o seu cadastro e a coleta de sangue para participarem da Campanha “Seja um doador voluntário de medula óssea”.

Continuar lendo

Publicidade

Nesta segunda-feira, dia 05 de outubro, os vereadores fizeram o seu cadastro e a coleta de sangue para participarem da Campanha “Seja um doador voluntário de medula óssea”.

Durante todo o dia, funcionários da AAPECAN (Associação de apoio a pessoas com câncer) e do Hemocentro de Pelotas estiveram na Câmara de Vereadores. Além da Campanha, os funcionários também aproveitaram para esclarecer algumas dúvidas da comunidade sobre o assunto.

Ser um Doador de Medula Óssea é muito simples:
Qualquer pessoa entre 18 e 53 anos com boa saúde poderá doar Medula Óssea.
Todo mundo pode ajudar. Para isso é preciso ter entre 18 e 53 anos de idade e gozar de boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, para quem mora em Pedro Osório, deve procurar em Pelotas o hemocentro, já que na cidade não existe um Hemocentro, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

O resultado da Campanha foi positivo, mesmo com a chuva e a falta de luz, muitas pessoas doaram o seu sangue somente com a ajuda da luz de um celular, o que destaca a sua importância.

A Campanha foi uma promoção da AAPECAN, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e Santa Casa de Pedro Osório.