Solenidade marca inauguração da UBS Alto Alegre
Publicidade
Com a presença da comunidade local, a administração municipal inaugurou a Unidade Básica de Saúde do Alto Alegre ontem (12) à tarde. A UBS, orçada em R$ 500 mil, vai contar com uma equipe de enfermagem e atendimento médico três vezes por semana. A expectativa da Prefeitura, com isso, é que a unidade seja seja referência em atenção básica para cerca de 800 munícipes do distrito e arredores.
A obra, iniciada em 2013 e finalizada em 2016, ainda não tinha sido inaugurada porque R$ 100 mil de repasse do Governo Federal estavam pendentes. Até as novas instalações serem concluídas, a UBS funcionou num prédio alugado. Agora, com uma estrutura física adequada, o atendimento tende a ser aprimorado, acredita a secretária de Saúde Hortênsia Oliveira. “Agora possuímos um prédio modelo, com condições de oferecer à comunidade atendimento médico e odontológico com conforto”, disse.
Na solenidade de inauguração, na qual fizeram-se presentes lideranças municipais, o presidente da Câmara Pablo Torres lembrou da sua infância na localidade e disse estar orgulhoso de presenciar a conquista da comunidade. O ex-prefeito Flávio Vieira, responsável pelo início da obra, lembrou dos esforços do secretário de Saúde à época e atual chefe do Poder Executivo Douglas Silveira para a construção da unidade. “Ele foi o responsável por ir a Brasília buscar recursos para atender essa demanda tão importante para a comunidade rural, que em nosso município representa metade da população”, enfatizou.
Ao utilizar a palavra, Silveira agradeceu o trabalho prestado pelos funcionários públicos municipais, em especial os das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Rural e Serviços Urbanos por terem proporcionado condições para que a UBS fosse inaugurada. O prefeito municipal também lembrou de conquistas recentes da administração no tocante à saúde, como a implantação de um terceiro turno na UBS Central. “Estamos, na medida do possível, atendendo os anseios da comunidade, e a inauguração desse prédio modelo é uma demonstração disso”, enfatizou.
Ao final do ato, o prefeito, o vice-prefeito Alexandre da Rosa, a secretária de Saúde e o ex-prefeito Flávio Vieira descobriram a placa de inauguração e uma em homenagem ao ex-gestor presente. Na sequência, as autoridades e o público em geral confraternizaram num coquetel oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde.
AUTORIDADES
Estiveram presentes na solenidade, além de secretários e vereadores municipais, o prefeito de Pedro Osório Moacir Otilio Alves, o chefe do escritório da Emater Cerrito Marcos Vinícius, o secretário executivo da Azonasul Henrique Feijo e os gerentes da Cosan, Davi Lucas, do Banco do Brasil, Deonir Barinick, e do Banrisul, Maristela Luzardo.
Fotos: Cerrito.net
Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS