Segurança e muitos gols
Pedro-osoriense se destaca em futebol virtual
Publicidade
Diferentemente do que acontecia antigamente, que para saber quem era o melhor da rua ou da escola, os jogadores jogavam partidas de videogame um ao lado do outro, a modernidade e principalmente a internet permitiu que estes confrontos, antes locais agora venham a acontecer com players do mundo inteiro.
Junto com os confrontos surgiu uma grande rivalidade, campeonatos e jogadores que passaram a ter isso como profissão. Claro o número de jogadores que vive profissionalmente do e-sport é muito pequena. E-Sport é um termo que vem do inglês “eletronic sports” ou “esportes eletrônicos”, utilizado para definir a modalidade competitiva de jogos virtuais. Nesses eventos, jogadores profissionais ou amadores se enfrentam em torneios oficiais de gêneros variados de games, desde esportes virtuais até jogos de estratégia em tempo real.
Neste cenário, Pedro Osório acaba sendo representa e muito bem por um Técnico em Segurança do Trabalho, que tem no futebol virtual o seu hobby, Dener Soares, atua na área florestal e mesmo jogando apenas nas horas vagas, vem conquistando posições no ranking mundial de atacantes do seu jogo, o EA Sports FC 24 (antigo FIFA), jogando contra jogadores do mundo todo e inclusive de consoles diferentes, pois o jogo permite o crossplay, que é uma funcionalidade que permite que jogadores de diferentes plataformas joguem online entre si. No EA Sports FC 24, o crossplay esta disponível para todos os modos multiplayer online. As versões para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC tem crossplay entre si.
EA Sports FC 24 registra 14,5 milhões de jogadores ativos e entre tantos jogadores o Pedro-osoriense se destacou com muitos gols e passes decisivos, alcançando a posição de número 53° no ranking mundial entre atacantes, pontas e segundos atacantes, sendo o 6° melhor ATA brasileiro. Dener gosta de jogar o modo mais próximo do futebol real, que é o futebol digital x11, onde 11 jogadores de cada lado se enfrentam. No modo, o entrosamento, jogo em equipe e posicionamento são primordiais para se ter um bom jogo. Ele tem sua própria equipe, mas vem recebendo vários convites para jogar em outras equipes, tanto no Brasil como na América do Sul.
Confira os números deste artilheiro:
Jogos: 1613
Gols: 1245
Assistências: 583
Melhor em campo: 512
Dener, destaca como é legal enfrentar jogadores do mundo todo, mas que sente saudade dos confrontos, face to face, mano a mano, e que gostaria de conseguir lançar em um futuro breve, um projeto que democratizasse o esporte virtual, dando oportunidade para mais jogadores participarem, já que os consoles de última geração são caros, uma parceria poderia levar os games e o esporte digital aos bons alunos em comportamento e nota, que se destacam na educação para que de forma inversa à escola, integrando, e participando, fazendo uma integração a este vasto mundo de tecnologia e competição, aprendendo noções e tirando lições com disciplina e esforço, além de aprenderem a competir de forma saudável.
Em relação à quantidade de jogadores virtuais no mundo, estima-se que cerca de 40% da população mundial jogue videogames, o que equivale a 3,1 bilhões de pessoas. Além disso, existem milhões de jogadores ativos em jogos online populares como PlayerUnknown’s Battlegrounds, Minecraft, Apex Legends, Fortnite e Dota 2.
Inter, Grêmio e a Seleção Brasileira no E-Sports
O Internacional de Porto Alegre, mantem a sua equipe de E-sports, desde 2021, onde a equipe atua principalmente no jogo PES (Pro Evolution Soccer) da Konami, Já o Grêmio fundou a sua equipe no último semestre de 2023. Já a seleção Brasileira, fez com que o Brasil fosse campeão Pan-Americano de eFootball feminino e vice masculino, realizado presencialmente no Chile, e ano passado foi bicampeão da FIFAe Nations Cup de 2023 que aconteceu na Arábia Saudita.