Saúde

Santa Casa comemora 66 anos

Festa marcou o aniversário e a reinauguração do Espaço de Saúde Mental

Por Rodrigo Netto
05/11/2018 05:33
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Aconteceu na tarde de sexta, dia 13 de julho, um café em comemoração aos 66 anos da Santa Casa e também a reinauguração do Espaço de Saúde Mental, agora em novo local, muito mais amplo e totalmente reformado.

Continuar lendo

Publicidade

Aconteceu na tarde de sexta, dia 13 de julho, um café em comemoração aos 66 anos da Santa Casa e também a reinauguração do Espaço de Saúde Mental, agora em novo local, muito mais amplo e totalmente reformado.

Para marcar a data foram homenageados 66 pessoas, associações, empresas que ajudam a Santa Casa, como dito na cerimônia poderia se fazer uma lista de 100 ou cento e cinqüenta pessoas, que com certeza haveria nomes para homenagear, porém muitos colaboradores fazem questão de fazê-los em segredo.

Foram então entregues 66 certificados de Agradecimento, uma para cada ano da Instituição de Saúde de Pedro Osório e Cerrito. aqui um pouco da história da Santa Casa, fundada em 29 de junho de 1952, por quase na sua totalidade por membros católicos e com trabalho de várias irmãs. Olimpo que pertencia a Arroio Grande e Cerrito que pertencia a Canguçu conseguiram a emancipação em 3 de abril de 1959 e no dia 20 de setembro de 1959 a Santa Casa abriu suas portas como nome do município recém criado Pedro Osório.

A confusão do dia 29 de junho de 1952 e do dia 20 de setembro de 1959, se deve pelo regimento interno da Santa Casa que usa como data magna a sua abertura de portas a comunidade. com o passar dos anos as irmãs foram se aposentando e gradualmente novos funcionários assumiram as funções. Hoje a Santa casa é comandada por uma Diretoria eleita a cada 2 anos formada por membros da comunidade.

O atual provedor André Bandeira tem mais de dez anos dedicados a instituição, sendo reeleito na eleição de 2017 para comandar a Santa Casa pelo Biênio de 2018/2019. Após a entrega dos certificados de agradecimento ele agradeceu a Diretoria Executiva, aos funcionários, colaboradores, médicos, voluntários e as comunidades de Pedro Osório e Cerrito.

Um grande café foi servido no prédio da Sala de Oficina Terapêutica da Saúde Mental, que teve seu espaço ampliado e totalmente reformado e revitalizado. As autoridades presentes dos dois municípios fizeram o uso da palavra e agradeceram a Santa Casa  pelo belo serviço prestado as comunidades de Pedro Osório e Cerrito.