Projeto RodaCineRGE chega à Cerrito com a exibição de dois filmes.
A exibição - gratuita e aberta ao público - dos filmes “Tapete Vermelho” (longa-metragem) e “O Limpador de Chaminés” (curta-metragem) aconteceu ontem (27) ao ar livre no Camping Municipal de Cerrito.
Publicidade
A exibição - gratuita e aberta ao público - dos filmes “Tapete Vermelho” (longa-metragem) e “O Limpador de Chaminés” (curta-metragem) aconteceu ontem (27) ao ar livre no Camping Municipal de Cerrito.
Com olhares atentos, cerca de 500 pessoas entre crianças, jovens e adultos, que começaram a chegar ao local por volta das 20 horas e 30 minutos e foram se acomodando aos poucos, desfrutaram da oportunidade de assistir aos dois filmes levados pelo Rodacine ao pequeno município que não possui sala de cinema desde meados dos anos 80. Por volta de 21 horas, quando a sessão começou com o curta-metragem “O Limpador de Chaminés”, o camping municipal de Cerrito já estava repleto de espectadores, alguns estavam “indo ao cinema” pela primeira vez. Entre os espectadores estavam o prefeito de Cerrito José Flavio Vieira e o secretário de Cultura Marco Antonio Halfen que já estudam a possibilidade de levar novamente o Rodacine ao município, porém durante o ano letivo para que o cinema possa ser oportunizado a toda a comunidade escolar.
O RodaCineRGE é um projeto que tem como objetivo levar a comunidades gaúchas que, preferencialmente, não possuem salas de exibição o melhor do cinema nacional, sempre com entrada franca. Consiste no deslocamento de uma unidade móvel (furgão) equipada com projetor 35mm, telas e sistema de som. A programação é composta por filmes nacionais. As sessões são gratuitas, organizadas com o apoio operacional das prefeituras e podem acontecer ao ar livre, em ginásios, clubes e escolas ou em outros locais disponíveis nas cidades. Os filmes são especialmente selecionados de acordo com o perfil de cada região onde serão exibidos.
O projeto é promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria Estadual da Cultura e é realizado pela Fundação Cinema RS (Fundacine) e pelo Instituto Estadual de Cinema (IECINE). Desde o ano de 2003 conta com o patrocínio da Rio Grande Energia (RGE) como patrocinador majoritário e em 2008 passou a contar com o patrocínio da AMBEV, através da Lei de Incentivo a Cultura do RS e da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura.
A iniciativa de levar o cinema até a comunidade cerritense partiu da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Cerrito.