Projeto "Conhecendo a Justiça" leva informações a jovens de Pedro Osório e Cerrito
O projeto "Conhecendo a Justiça" está realizando novos atos na Comarca de Pedro Osório neste mês de novembro.
Publicidade
O projeto "Conhecendo a Justiça" está realizando novos atos na Comarca de Pedro Osório neste mês de novembro.
No dia 13 foi a vez de crianças e adolescentes do ensino fundamental da Escola Estadual Jaime Faria, situada na zona rural do Município de Cerrito, conhecerem as dependências, a estrutura e a forma de acesso ao Poder Judiciário, através de visita guiada.
Além disso, o Juiz da Infância e da Juventude participa de seminários nas escolas dos municípios integrantes da Comarca com o objetivo de refletir com a comunidade escolar sobre os direitos e os deveres de crianças e adolescentes, assim sobre as atribuições do Juizado da Infância e da Juventude.
Nesta terça-feira (21/11), durante a manhã, o magistrado coordenador do projeto, Marcelo Malizia Cabral, esteve reunido com mais de uma centena de pais, alunos e professores da Escola Estadual Getúlio Vargas, de Pedro Osório.
Na próxima quinta-feira (23/11), os debates ocorrerão na Escola Estadual Doutor Pedro Brizolara de Souza, a partir das 9h30min.
O projeto consiste na oportunização a crianças e adolescentes de conhecer a Casa da Justiça, através de visitas guiadas, ocasião em que servidores e estagiários do Foro recebem a comunidade, mostrando o Poder Judiciário. Tem por objetivo aproximar os cidadãos, desde a juventude, do Judiciário, proporcionando-lhes o conhecimento de sua estrutura, de seu funcionamento e dos serviços colocados à disposição da Comunidade; também busca dar maior transparência à Justiça, mostrando e explicando à comunidade, a principiar pelos jovens, a facilidade do acesso ao Judiciário.
O "Conhecendo a Justiça" também se realiza através da discussão de temas ligados à cidadania e ao Judiciário junto a estudantes, no objetivo de despertar a consciência dos jovens acerca de seus direitos e deveres, assim como sobre seu papel de cidadãos na sociedade.
"Ficamos surpresos com a receptividade da comunidade, pois recebemos visitas no Foro e convites para ir às escolas de turmas desde o jardim da infância até o terceiro ano do ensino médio", ressaltou o juiz coordenador do Projeto.
O Projeto se realiza desde o ano de 2003 e já atendeu centenas de crianças e adolescentes dos Municípios de Pedro Osório e Cerrito.