Projeto Alerta das Águas incentiva a coleta de lixo nas margens do Rio Piratini
No dia 19 de setembro, domingo, Air Sória , idealizador do Projeto Alerta das Águas, realizou um mutirão para retirada de lixo das margens do Rio Piratini.
Publicidade
No dia 19 de setembro, domingo, Air Sória , idealizador do Projeto Alerta das Águas, realizou um mutirão para retirada de lixo das margens do Rio Piratini.
Este evento foi realizado em Comemoração ao Dia da Árvore, onde o slogan diz “o planeta depende dela e nós dependemos dele”.
Air Sória reuniu um grupo de amigos e parceiros do projeto( vereadores, professores e alunos) para fazer a coleta do lixo no trecho compreendido entre a Ponte da Orqueta e o Camping Municipal. O lixo foi recolhido pelo grupo e transportado com trator e reboque cedido pelo empresário Paulo Zanetti.
Nesta caminhada foram detectados vários problemas e pontos críticos. A mata ciliar próximo ao Balneário da Orqueta estava repleta de sacolas plásticas. Durante a caminhada percebeu-se que a população continua colocando lixo nas margens do rio. Fraldas descartáveis e sacos plásticos usados para embalagem de frangos foram os mais encontrados.
Próximo a ponte sobre o Rio Piratini foi encontrada grande quantidade de lixo, restos de obras e material proveniente de podas de árvores.
Outro aspecto que chamou muito a atenção do grupo foi a grande quantidade de tubos de televisão(12), os quais apresentam produtos químicos altamente poluentes.
Com o auxilio do comercio da cidade, Air Sória confeccionou placas e cartazes divulgando o projeto Alerta das Águas , visando a conscientização da população quanto a poluição do nosso rio.