Prefeitura de Pedro Osório

Prefeitura de Pedro Osório dá exemplo na luta contra o lixo

Comissão juntou quase 70 toneladas de lixo no sábado

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
28/08/2017 21:37
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Mostrando o exemplo para a comunidade o Prefeito Moacir Chola, seu Vice Cal, todos os Secretários, Diretores e alguns funcionários, formaram uma força tarefa no sábado (05), para retirar lixo colocado indevidamente em dois pontos da cidade.

Continuar lendo

Publicidade

Mostrando o exemplo para a comunidade o Prefeito Moacir Chola, seu Vice Cal, todos os Secretários, Diretores e alguns funcionários, formaram uma força tarefa no sábado (05), para retirar lixo colocado indevidamente em dois pontos da cidade.

A equipe se dividiu em duas e começou a catar lixo por volta das 09h da manhã, uma ficou na RS-704, estrada para Matarazzo e Herval e ali o grupo juntou três caçambas de lixo. O outro grupo ficou no bairro Paraíso e foi retirado mais 4 caçambas de lixo, conforme o Secretário de Obras cada caçamba continha em média 1.000 kilos ou 1 tonelada, o que somou a inacreditável marca de quase 70 toneladas de lixo.

No bairro Paraíso o grupo ainda dividiu e selecionou o lixo, colocando em latões e fazendo a coleta seletiva. Muito lixo estava enterrado no bairro, mas como cada equipe contava com duas caçambas e uma retro escavadeira o grupo conseguiu limpar os dois pontos até as 12h30min.

Vale ressaltar que suja a cidade e o seu entorno, e quem despeja lixo ou entulho em via pública, além de demonstrar falta de educação, é também considerada uma contravenção penal prevista no artigo 54 da Lei 9.605/98 que aplica pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.

Segundo o Prefeito Chola "essa ação busca a conscientização da população e que outros mutirões de limpeza devem acontecer em breve em outros pontos da cidade, a Prefeitura esta confeccionando placas alertando para não colocar lixo, a fiscalização deve ser intensificada".

O deplorável hábito de jogar lixo às margens de estradas e em terrenos baldios, acontece em vários locais no município, basta que alguém inicie para que em pouco tempo o volume de lixo e entulho aumente cada vez mais. Na grande maioria das vezes não são as pessoas do local que jogam, mas principalmente outros, vindos de outros locais e que tentam encontrar um “jeitinho” prático de se livrar do lixo sem ter que arcar com suas responsabilidades ambientais, mesmo tendo Pedro Osório um ótimo serviço de coleta com o caminhão de lixo que passa de 2 a 3 vezes na semana em toda a cidade.