Prefeito concede entrevista sobre a conclusão do asfaltamento da ERS-706
Publicidade
Com a participação do prefeito Douglas Silveira, o programa Sem Censura, transmitido pela rádio Portal Sul FM 87.9, repercutiu no último sábado (21) o anúncio do contrato entre o DAER e a empresa responsável pela conclusão do asfaltamento da ERS-706, que ocorreu na quarta-feira passada (18), na sede da diretoria geral do Daer.
Questionado pelo jornalista Iram Lima, Silveira atribuiu o êxito do pleito à sociedade cerritense e aos diversos agentes políticos que nos últimos anos reivindicaram a obra ao Governo do Estado. “Penso que a administração teve papel importante, mas muitos colaboraram para isso: vereadores, deputados estaduais parceiros, Ministério Público e a comunidade em geral”, disse.
De acordo com o chefe do poder Executivo, desde 2016 ao menos doze agendas em Porto Alegre pautaram o assunto, considerado prioridade pela administração. “Esperamos que agora a empresa se instale no município e conclua o asfaltamento, até porque o valor já foi empenhado, e temos isso como garantia”, afirmou.
O prefeito também destacou a importância da ERS para o município. “É uma rota alternativa para o escoamento da produção ao porto de Rio Grande, vantajosa por ligar o município à BR-293, estrada que, ao contrário da BR-116, não conta com pedágio no trecho entre Cerrito e Pelotas”, explicou.
ENTENDA
A reivindicação é antiga e já envolveu várias lideranças municipais. Ainda no governo do ex-prefeito José Flávio Vieira, em setembro de 2014, o diretor geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira, também vistoriou o trecho, que receberia o capeamento asfáltico nos meses seguintes. Como a empresa responsável decretou falência, a obra não reiniciou.
Já em maio de 2017, acompanhado do Deputado Estadual Adilson Troca, o então secretário de Transportes Pedro Wesphalen vistoriou o trecho. Na oportunidade, Silveira enfatizou a importância estratégica da ERS para a Região Sul. O secretário então comprometeu-se em reiniciar a obra tão logo os entraves burocráticos fossem solucionados. “A princípio não há grandes impasses orçamentários, uma vez que a obra está quase concluída”, disse Westphalen à época.
O último compromisso oficial de gestores municipais sobre o assunto aconteceu no dia 15 de maio deste ano, quando o prefeito, reunido com o atual secretário de Transportes, Humberto Canuso, mais uma vez solicitou a conclusão do asfaltamento da ERS. Canuso disse que ia empenhar esforços para atender a solicitação.
Matheus Muniz, Christian Dias e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS