Fórum

Pesquisa mostra índice de 100% de satisfação de advogados com os serviços prestados pelo Foro de Pedro Osório

Por Foro
04/07/2007 11:31
Atualizado em 19/09/2017 14:41
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

A unanimidade dos advogados que utiliza os serviços prestados pelo Foro de Pedro Osório, RS, está satisfeita com a celeridade, a qualidade e a cortesia do atendimento prestado pela Instituição.

Continuar lendo

Publicidade

A unanimidade dos advogados que utiliza os serviços prestados pelo Foro de Pedro Osório, RS, está satisfeita com a celeridade, a qualidade e a cortesia do atendimento prestado pela Instituição.

Também 100% dos entrevistados mostraram-se satisfeitos com a tramitação dos processos.

Quando perquiridos, modo específico, sobre a celeridade da tramitação, a satisfação também foi de 100%, registrando-se 88,24% de satisfação no que respeita à qualidade verificada na tramitação dos processos.

Bons resultados também foram obtidos relativamente às instalações do Foro, que contaram com a satisfação da integralidade dos participantes da pesquisa.

Questionados sobre a seriedade e a transparência dos serviços prestados pelo Foro, 64,68% afirmaram-se muito satisfeitos, 23,52% satisfeitos (88,24% de satisfação) e 11,76% insatisfeitos.

Neste item, se contabilizados, separadamente, os votos dos advogados com domicílio profissional na Comarca, o índice de satisfação atingiu 100%.

Os resultados são oriundos de pesquisa de opinião realizada pela equipe de trabalho do Foro de Pedro Osório ao longo dos meses de maio e junho de 2007.

Nesse período, questionários sem identificação estiveram à disposição dos advogados que compareceram aos Cartórios Judicial e da Distribuição e Contadoria do Foro para fins de preenchimento e colocação em urna lacrada existente junto ao átrio de ambas as serventias.

Após informarem possuir domicílio profissional em Pedro Osório ou em alguma outra Comarca e a freqüência com que comparecem ao Foro, os profissionais tiveram oportunidade de responder a 12 indagações concernentes ao atendimento, às instalações e à tramitação dos processos verificados na Casa, todas com as alternativas: muito satisfeito, satisfeito e insatisfeito.

Dezessete advogados participaram da pesquisa; destes, 7 com domicílio profissional na Comarca de Pedro Osório e 10 em outras Comarcas.

Do total, 2 afirmaram visitar o Foro, em média, uma vez por semana; 7, mais de uma vez e 8 informaram comparecer à Casa menos de uma vez por semana.

Indagados sobre a percepção de alteração na qualidade dos serviços ofertados após a implantação do Plano de Gestão Compartilhada, em outubro de 2005, 82,32% dos entrevistados responderam afirmativamente.

Representantes locais da Ordem dos Advogados do Brasil participaram tanto do lacre das urnas, como de sua abertura e da apuração dos votos.

O objetivo da atividade é orientar ações futuras para o reforço dos pontos positivos e para a elaboração de planejamento estratégico visando à superação das dificuldades assinaladas.

De acordo com o Oficial Ajudante da Comarca, Elbio Altivo de Souza Machado, "os resultados apresentados indicam que a metodologia de trabalho adotada na Comarca está gerando resultados satisfatórios, porque conta com o engajamento dos servidores e estagiários, que juntamente com o Juiz de Direito, estão sempre buscando o aperfeiçoamento das atividades, trazendo, para a satisfação dos clientes advogados, celeridade com qualidade e bom atendimento".

Para a Distribuidora-Contadora do Foro, Sumaia Maicá Qader, "os excelentes resultados de melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Poder Judiciário da Comarca de Pedro Osório, apontados pela pesquisa de opinião, foram obtidos com a participação, comprometimento e responsabilidade de todos, fazendo com que chegássemos a uma conclusão insofismável: o sucesso depende de participação e cooperação, pois somos irremediavelmente dependentes do relacionamento interpessoal, e fracos enquanto sós. Qualidade é: todos pensam, todos podem e todos devem colaborar".

"Acredito que a pesquisa revelou o reconhecimento dos advogados pelo trabalho realizado no Fórum, reconhecendo o esforço dos funcionários em dar um melhor atendimento para todos, com qualidade e cortesia, bem como para efetivação das decisões judiciais. Agradecemos o reconhecimento e procuraremos manter este bom atendimento e trabalho com os processos", resumiu o Escrivão do Foro, Eduardo José Kornowski.

O Juiz Diretor do Foro de Pedro Osório, Marcelo Malizia Cabral, comemorou: "Esses resultados nos enchem de satisfação, porque revelam que atingimos aquilo que sempre perseguimos, a satisfação dos usuários do Judiciário. Todavia, os recebemos com a humildade de quem sabe que ainda há muito a melhorar e com a responsabilidade decorrente do desafio de manter esse padrão de qualidade em nossa atividade".


O MÉTODO DE TRABALHO

Desde outubro de 2005, o Foro de Pedro Osório está operando com o método de gestão compartilhada.

Todos os membros da equipe de trabalho encontram-se semanalmente para planejar, monitorar, avaliar e readequar rotinas de trabalho, o que é feito com a participação de todos.

Com esse mesmo propósito, realizam-se, mensalmente, reuniões de trabalho envolvendo os membros da equipe, advogados e Ministério Público, quando se recebem críticas e sugestões com o objetivo de aumentar a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços.

A qualidade de vida dos servidores, estagiários, voluntários e colaboradores, também tem sido objeto de investimento, com a realização de atividades mensais visando à sua melhoria.

Além disso, política de estabelecimento de metas de trabalho e de premiação pelo atingimento de resultados positivos, também constitui estratégia de melhoria na prestação dos serviços ofertados pelo Judiciário à comunidade.