Pedroosorio.net entrevista árbitro da Fifa sobre punição de técnico do Brasília
Com uma intensa repercussão sobre o caso da punição somente do técnico da equipe do Brasília, sem a anulação do jogo, a equipe do site pedroosorio.net aproveitou a presença do árbitro da Fifa Sandro Stein Brechane - que estava na cidade para apitar os jogos da 1ª final da Copa José Fernando Olle - e fez uma rápida entrevista sobre o caso. Confira abaixo a opinião do árbitro.
Publicidade
Com uma intensa repercussão sobre o caso da punição somente do técnico da equipe do Brasília, sem a anulação do jogo, a equipe do site pedroosorio.net aproveitou a presença do árbitro da Fifa Sandro Stein Brechane - que estava na cidade para apitar os jogos da 1ª final da Copa José Fernando Olle - e fez uma rápida entrevista sobre o caso. Confira abaixo a opinião do árbitro.
PEDROOSORIO.NET - A Comissão Disciplinar fez uma punição somente em relação ao técnico, porém a grande maioria dos pedroosorienses gostaria que, além da punição, houvesse a anulação do jogo. O Sr. na sua opinião, com o seu conhecimento, entende que a Comissão agiu de maneira correta em manter o resultado do jogo e punir apenas o técnico?
SANDRO BRECHANE – Com certeza eles agiram corretamente, dentro da lei; afinal houve um erro de fato não de direito. O que ocorreu: o técnico invadiu a quadra, cometeu um erro e foi punido por esse erro que é ser expulso; após isso, ele foi a julgamento, foi julgado e cumprirá a pena mas a equipe não pode ser punida por causa disso.
PEDROOSORIO.NET – O Sr. poderia explicar o que é erro de direito e erro de fato?
SANDRO BRECHANE – Erro de direito é quando há erro de regra e não houve erro de regra; a regra foi cumprida completamente. O erro de fato é o que aconteceu da parte do cidadão; ele foi punido pela arbitragem e punido pela Comissão Disciplinar.
PEDROOSORIO.NET – Ele pode, mesmo punido, ir ao vestiário passar instruções para a sua equipe antes do jogo e no intervalo?
SANDRO BRECHANE – Com certeza, isso vale pela Liga Nacional, na Série Ouro do Futsal Gaúcho, ele tem acesso ao vestiário, ele está excluído do jogo, não do vestiário dele.
PEDROOSORIO.NET – Pra finalizar, na sua opinião a Comissão Disciplinar agiu de maneira correta?
SANDRO BRECHANE – De maneira correta; eles agiram na forma da lei; pode não ter sido a justiça que o povo de Pedro Osório gostaria, mas foi cumprido de uma maneira isenta. A Comissão Disciplinar cumpriu a regra do Regulamento e cumpriu a regra do jogo; o árbitro expulsou o técnico e eles puniram de acordo com o tribunal deles aqui.
Aproveitando a presença do Sr. Darlan Pons, Diretor do Departamento de Desporto de Pedro Osório perguntamos a ele a sua opinião sobre o caso
DARLAN PONS – Eu achava que seria controvertido o resultado do julgamento; eu poderia interpretar de uma maneira e outro de outra, se teria a condição de anulação da partida; em principio eu também achei que pudesse haver essa possibilidade; com isenção total de quem está conduzindo o campeonato, procurei a pessoa do Sr. Sandro Brechane, pesquisei na Internet, procurei informações sobre a regra do futsal da Federação Gaúcha, e em nenhuma delas amparava o direito de anulação da partida, em face daquela intervenção equivocada do dirigente Héber Valim; então, como ele lhe disse, entendemos que se tornou um erro de direito sem nenhuma possibilidade de anulação do jogo, por mais que tenha ferido o sentimento dos jogadores, da comissão técnica que foi certamente prejudicada, jamais caberia a Comissão a possibilidade legal de anulação do jogo e sim punir como aconteceu, por um ano, período que vale o mandato do atual prefeito o dirigente Héber Valim. Eu acho que ela cumpriu o seu dever de julgadora com a maior isenção possível; não há, dentro da Comissão, ninguém que torça por esse ou por aquele time em particular; se existir essa preferência é guardada na consciência de cada um.
O site pedroosorio.net agradece a atenção e a entrevista de Sandro Brechane e Darlan Pons.