Pedro Osório decreta situação de emergência por estiagem
A forte seca na área rural ocasionou a diminuição considerável da capacidade de exploração da água.
Publicidade
A Prefeitura de Pedro Osório através do Prefeito Cesar Brito (Cebinho) decretou oficialmente nesta terça-feira (14), situação de emergência por estiagem.
A oficialização da medida foi baseada nos levantamentos realizados pela Emater/Ascar, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Secretaria de Agricultura e pela frustração da safra agrícola de verão ocorrida há mais de sessenta dias, contados a partir do final de janeiro de 2015.
A forte seca na área rural ocasionou a diminuição considerável da capacidade de exploração da água, causou perdas consideráveis nas lavouras de milho e soja, bem como na criação de gado de corte e na produção de leite.
Isto sem falar na escassez de água nas fontes naturais e açudes junto às propriedades rurais que são responsáveis pelo abastecimento de consumo humano e animal. Esta situação de anormalidade, por enquanto, afeta com maior intensidade a área rural de nossa cidade.
Dentre outras ações, o decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos para atuarem sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), nas atividades de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.