Pedro Osório - Palco de Evento Jaguarense
Neste dia 16, às 20:00 horas aconteceram na gare da antiga estação Piratini, atual prefeitura, o inicío das comemorações referentes ao aniversário da cidade Jaguarão.
Publicidade
Neste dia 16, às 20:00 horas aconteceram na gare da antiga estação Piratini, atual prefeitura, o inicío das comemorações referentes ao aniversário da cidade Jaguarão.
Um grupo de 40 cavalarianos que se deslocaram de Jaguarão até Pedro Osório postaram-se junto à gare com o objetivo de acender a Chama Crioula do evento da cidade heróica. Esta foi acesa no casarão da rua Herculano de Freitas, antiga residência do Engenheiro Gustavo Vauthier, construtor do prédio da antiga estação sob o som de Clarins a tocha foi dali retirada com a chama e acesa ao numeroso publico presente na estação.
O prefeito em exercício Edenir G. Torres usando a palavra saudou os visitantes, o "Xiru da Xarla", Claudino Correa comandou um seleto protocolo, contando fatos que aconteceram em Jaguarão em 27 de janeiro de 1865.
O diretor de turismo, José Eugenio Perez que coordenou o evento local, após o descerramento de placa de bronze junto ao prédio onde consta a participação do histórico prédio da Revolução Federalista de 1893, narrou com emoção as nuances da guerra e acontecimentos no local onde foi lavrada a ata preliminar pelos generais Inocêncio Galvão de Queiroz que representando o Presidente da Republica Prudente de Moraes e o revolucionário João Nunes da Silva Tavares (Joca Tavares).
O patrão do CTG Rincão da Fronteira dedicará em Jaguarão no dia 24 deste mês uma tertúlia na sua sede social com o tema dedicado a Pedro Osório que se fará representar.
Após as despedidas os cavalarianos e autoridades jaguarenses conduzindo a Chama deslocaram-se rumo a cidade de Jaguarão.
Material enviado por José Eugenio Perez.