O Site

O começo do site...

Por Rodrigo Netto
31/10/2007 22:52
Atualizado em 19/09/2017 14:42
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Tudo começou no ano de 2005, quando estive trabalhando na cidade de Uruguaiana, no oeste do estado. A saudade de meus amigos, da minha terra e principalmente a falta de informação sobre Pedro Osório e Cerrito me fizeram crer que um site ajudaria, e muito, os pedroosorienses e cerritenses espalhados pelo mundo assim como eu.

Continuar lendo

Publicidade

Tudo começou no ano de 2005, quando estive trabalhando na cidade de Uruguaiana, no oeste do estado. A saudade de meus amigos, da minha terra e principalmente a falta de informação sobre Pedro Osório e Cerrito me fizeram crer que um site ajudaria, e muito, os pedroosorienses e cerritenses espalhados pelo mundo assim como eu.

Então, tive a oportunidade de ver um site da cidade de Uruguaiana, muito bem elaborado, porém voltado exclusivamente para a história do município. Analisando esse fato, cheguei a conclusão que realmente precisávamos de um meio de comunicação que suprisse a necessidade dos conterrâneos que estão longe, para obter mais informações de nossas cidades.

A idéia era disponibilizar a informação o mais rápido possível. Poderia ser um jornal, mas os custos eram altos e tinha o problema da entrega; uma rádio então; mas, e o alcance? Além disso, transmitir ao vivo seria algo impensável no momento. Como eu trabalhava com informática, vi na internet a solução desses problemas. Mas como fazer um site de Pedro Osório e Cerrito se eu morava em Uruguaiana? Assim, o projeto que havia tomado corpo foi arquivado.

Em dezembro de 2005, de férias, novamente em minha cidade, o convívio com os amigos foi o ambiente perfeito que formou o clima e me ajudou a tomar a decisão de sair do trabalho e ficar em Pedro Osório. Teria, então, a chance de colocar o projeto do site no ar, mas tinha mais um problema, eu tinha a idéia, mas não tinha conhecimento para torná-la real; daí, saí em busca de pessoas que acreditassem no meu projeto e me ajudassem a tornar esse sonho realidade.

A primeira pessoa que lembrei foi o Lennon, escolha simplificada pelo simples motivo de ele ser, na minha opinião, um expert em informática. Experiência ele tinha (e tem) de sobra, afinal o cyber café pioneiro na região sul do estado foi idéia de seu pai, o sr. Carrion, mas amparado no filho autodidata, então com apenas 13 anos de idade. Lá, em setembro do ano de 2000, surgiu o primeiro estabelecimento voltado para o acesso público à internet na cidade de Pedro Osório.
Trabalhando há anos com informática, no escritório da família, em atendimento aos “necessitados” e ultimamente também como instrutor na Prinserv - Escola de Informática, o Lennon foi peça fundamental no projeto do site. Primeiramente por acreditar e incentivar, quando várias pessoas faziam o oposto - desacreditar e tornar nossos sonhos mais distantes.
O Lennon foi o principal incentivador. Ajudou o site a tomar corpo, pesou os prós e os contras e disse que não poderia ser apenas nós dois a tocar o projeto, faltava pelo menos mais um, e ele indicou o Alexandre.

O Alexandre já era meu amigo de muitos anos e por uma falha imperdoável, e também inexplicável, o nome dele não havia, até o momento, me passado pela cabeça. O Alexandre há uns cinco anos já havia criado uma página para minha locadora, acredito ter sido uma das primeiras de Pedro Osório, depois do @carrion.com, claro. O Alexandre jogava na locadora e mesmo muito novo ainda, já pensava no futuro, era responsável, estudava bastante e sempre me falou em praticar para melhorar. À pedido, acabou fazendo a primeira home-page da World Games, a nossa locadora.
Assim, eu e o Lennon fomos até a casa dele empolgados com a idéia de tê-lo em nosso site e, ao chegarmos, fomos recompensados vendo um Alexandre experiente em páginas de web, com uma bela estrutura e sedento por desafios. Uma curiosidade chamou a atenção, ao falarmos do projeto para ele: O Alexandre nos confidenciou já ter tido essa idéia há algum tempo, quando tinha apenas 15 anos, mas que o projeto nunca havia se concretizado.

Convite feito e aceito, a equipe acabara de se formar. Tínhamos, então, os três mosqueteiros; um grupo de jovens com idéias mirabolantes, nenhuma experiência em jornalismo, mas acima de tudo com desejo de revolucionar.

A primeira decisão, e não menos importante, era sobre o sistema de funcionamento do site; afinal, como seria o site. Apenas nós colocaríamos as matérias ou quem sabe abriríamos o leque para novos colaboradores. Já que o site não tinha previsão de lucro pensávamos ser difícil conseguirmos colaboradores, pessoas que usassem de seu tempo livre para se dedicar à comunidade. Mesmo assim o “mestre” Alexandre, experiente, entusiasta e profissional, com visão de futuro, criou o site com estrutura para receber o apoio de prováveis colaboradores.

O segundo ponto seria a decisão do nome. Tínhamos a idéia de criar um nome neutro, para abranger Pedro Osório e Cerrito, porém nada parecia bom; começamos então a buscar os endereços ligados diretamente às duas cidades e o tradicional domínio .com.br já estava em uso. O Alexandre nos chamou a atenção sobre o .net, e pensamos que seria de difícil fixação, afinal todos já estavam acostumados com os .com.br. Não havia alternativa a não ser o domínio .net. Decidimos então fazer dois sites um de Pedro Osório e outro de Cerrito, começaríamos por Pedro Osório e logo que estivesse estabelecido iríamos criar o de Cerrito. Criamos o pedroosorio.net e arcamos com todas as despesas; tentamos ao máximo produzir um site de qualidade para obtermos uma resposta positiva de nossos leitores e dia após dia o site foi crescendo, alcançando o ápice no conflito do MST X Produtores Rurais, onde o site estando presente, com apenas mais um fotógrafo de um Jornal de fora conseguiu uma reportagem de repercussão nacional. Nossos vídeos produzidos naquele dia foram transmitidos pelo SBT, pela RBS e Rede Globo para todo o país. Nossas fotos foram publicadas em jornais de grande circulação como Zero Hora e Diário Gaúcho e obtivemos destaque nos principais sites do pais. Era o site pedroosorio.net saindo do anonimato. Tivemos um aumento significativo de visitas diárias após nossa exposição na mídia profissional. Em conseqüência disto novas pessoas acessaram o site e acolheram a nossa idéia; crescemos e tivemos muitas pessoas envolvidas, com manifestações vindas até de fora do país. Novas pessoas hoje fazem parte do site, novos colaboradores e outras empresas fazem uma tabelinha de sucesso com o site, destacando o pioneiro neste tipo de parceria: o jornal A Opinião.

Neste primeiro ano passamos por apertos econômicos, nossa idéia principal era de não cobrar pelos serviços do site, ser um site da comunidade; mantemos em parte, não cobramos pelos serviços do site, porém abrimos uma parte de publicidade para diminuirmos os nossos custos. Que custos seriam esses? A manutenção do domínio (nome do site) e a hospedagem, onde o site fica para os nossos leitores terem acesso. Esses valores são pagos a cada três meses, suportados pela equipe. Em duas oportunidades abrimos espaço para patrocínio, onde quatro patrocinadores pagavam um valor para ficar com o nome de sua empresa associada ao site pelo período de três meses. A idéia era fazer, no mínimo, quatro vezes por ano, somente para suportar os custos. O porque de tocar neste assunto na nossa história? Afinal, se financeiramente as coisas tivessem sido diferentes, hoje teríamos o pedroosorio.net e o cerrito.net.
Por enquanto trabalhamos com o equipamento próprio de cada um, não sendo possível ainda a qualidade que desejamos, tanto nas fotos quanto nos vídeos.
Eventualmente não conseguimos cobrir algum evento, pelo simples fato da indisponibilidade momentânea da máquina digital, mas isto já será modificado, em breve, através de um patrocinador. Vamos partir para uma publicidade maior e com o valor que arrecadarmos a mais, investiremos no próprio site, na compra de máquinas fotográficas digitais semi-profissionais, aumentando a qualidade do próprio site. Queremos colocar no ar ainda o site de Cerrito, mas fiquem tranqüilos, o site não irá viver só para a publicidade, ela receberá um incremento, mas o nosso foco principal sempre será a noticia do que acontece em Pedro Osório e Cerrito.
O pedroosorio.net continua sendo voltado para a nossa comunidade e, portanto, jamais iremos cobrar para colocar noticias no ar.
Não podemos deixar também de citar as empresas que acreditaram no site desde o inicio, nos apoiando quando solicitadas. São elas: Farmácia Corrêa, Banrisul e Master Informática.

Neste segundo ano que está começando, esperamos poder continuar com o apoio das comunidades de Pedro Osório e Cerrito, motivo maior de nossa existência, desejando também que o número de colaboradores continue a crescer, que possamos utilizar o site como ferramenta de pesquisa, debate e crescimento.

O aniversário é do site.
A festa é de todos.
Obrigado Pedro Osório,
Obrigado Cerrito.

(foto de capa: Rodrigo Belasquem)