Longevidade: é preciso saber envelhecer
Publicidade
A atenção com a saúde na terceira idade é fundamental diante da crescente expectativa de vida da população. O geriatra é o especialista que cuida do processo de envelhecimento, voltado para a proteção, prevenção, diagnóstico, tratamento clínico e, também, para reabilitação.
O médico geriatra lida com a complexidade dos problemas de saúde que aparecem na terceira idade. O que pode parecer um gasto acaba se tornando investimento, já que um dos principais objetivos desta área é a prevenção e recuperação da independência e autonomia das pessoas idosas.
O processo de envelhecimento é gradativo e elenca sofrimento e luto, diante das inúmeras perdas. Neste contexto, encontramos perda de movimentos físicos, sociais, cognitivos, auditivos, entre outros. Quando uma pessoa passa a consultar com geriatra pode tornar possível o envelhecer com adaptação saudável.
A orientação a família é uma das atividades deste especialista, que possui o papel fundamental em propor qual a melhor maneira para lidar e aceitar os processos naturais da teceria idade. O geriatra identifica o diagnóstico e mostra os principais meios para manter e tratar a saúde, além de ajudar o idoso a combater os preconceitos ligados ao envelhecimento: momento na vida em que lhe dizem que nada mais poderá fazer.
Conforme a avaliação e acompanhamento de um idoso saudável, pode-se dizer que quando eles cuidam da saúde, passam a poder muito. Alguns gostam de festas, bailes, longas caminhadas, alimentação adequada, futebol e não perdem um namoro na praça. E é isso que importa. Valorizar a saúde encontrando processos de manter as possibilidades da história de vida e gostos de cada um. Ser saudável e ativo é fundamental para que o envelhecimento seja prazeroso e bem-sucedido.
Em Pedro Osório, a Clínica Segmed, oferta mensalmente em sua grade de consultas, o especialista geriatra. Pensando em propor estilos de vida mais saudáveis e tratamento para a terceira idade, a empresária Priscila Ramires, tem inovado no ramo. Segundo ela, a avaliação geriátrica é um processo diagnóstico que envolve uma complexidade, entendendo principalmente o ambiente em que o idoso vive. Por isso, é necessário que o especialista possa estar presente na cidade, entendendo as relações e vivências do paciente e evitando viagens de longas distâncias em busca de uma a consulta, que deve ser periódica.
Assessoria de Imprensa Segmed