Fórum

Judiciário materializou direitos fundamentais a centenas de cerritenses com o Projeto Ronda da Cidadania

Por Foro
26/03/2007 15:04
Atualizado em 19/09/2017 14:42
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

A comunidade de Cerrito, RS, desfrutou de dezenas de serviços essenciais no último sábado (24/3), na segunda edição do ano do Projeto Ronda da Cidadania do ano de 2007.

Continuar lendo

Publicidade

A comunidade de Cerrito, RS, desfrutou de dezenas de serviços essenciais no último sábado (24/3), na segunda edição do ano do Projeto Ronda da Cidadania do ano de 2007.

Cerca de quinhentas pessoas deslocaram-se até a Escola Municipal São Miguel e desfrutaram de diversos serviços como orientações jurídicas, medição de pressão, teste de glicose, cortes de cabelo, confecção de documentos, atendimento social e psicológico, oficinas de educação ambiental dentre outros.

Também houve exposição de equipamentos e orientações educativas procedidas pelo Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, distribuição de preservativos e de protetores de caixas d’água pela 3.ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Durante a tarde, houve apresentações artísticas em palco externo e mateada, com fornecimento gratuito de água quente e erva-mate.

Em parceria, o Judiciário encarregou-se a coordenação geral das Rondas, cabendo ao Executivo a infra-estrutura necessária e ao Leglislativo a organização das atividades culturais que integraram os eventos.

Estiveram presentes nesta Ronda: Secretaria Municipal de Saúde, 3.ª Coordenadoria Regional de Saúde, Faculdade de Enfermagem da UFPEL, Escola de Educação Profissional Dimensão, cabeleireiros, psicóloga, assistente social, advogados, Banco do Brasil, Cartório dos Registros Públicos, Cartório Eleitoral, Poder Judiciário Estadual, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União, Faculdade de Direito da UCPEL, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Rotary Club e Departamento de Bem-Estar Social.
Neste ano ainda haverá três Rondas da Cidadania, em 5 e 19/5, em Pedro Osório, e em 11/8, na zona rural de Cerrito.

Da acordo com o Juiz Marcelo Malizia Cabral, diretor do Foro de Pedro Osório e coordenador das atividades, “a Ronda deste sábado foi um sucesso; tanto a comunidade como as instituições que prestaram serviços ficaram satisfeitas com a estrutura oferecida e famílias inteiras puderam ter um pouco mais de cidadania. Estas Rondas são uma demonstração de que, com boa vontade e união, sociedade civil e poder público podem edificar uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu o Magistrado.


O histórico das Rondas na Comarca de Pedro Osório:

O Projeto já contou com a participação de 43 órgãos e entidades, prestando atendimento a mais de quatro mil pessoas.

Foram confeccionadas 370 carteiras de identidade, 340 carteiras de trabalho, 257 CPFs, 243 títulos de eleitor e 250 certidões de óbito, casamento e nascimento. Realizaram-se, também, 663 exames de glicose e mais de 1700 medições de pressão; distribuídos 3500 preservativos e mais de 1000 impressos sobre doenças sexualmente transmissíveis; 512 cortes de cabelo foram executados.

Ocorreram, ainda, casamentos coletivos, oficinas pedagógicas sobre reciclagem de lixo, palestras sobre prevenção ao uso de drogas e prevenção ao contágio da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, bem como sobre cooperativismo, e dinâmicas sobre direitos do consumidor.

As Rondas também contaram com as informações e orientações prestadas pelo CRVA e Centro de Formação de Condutores, Ordem dos Advogados do Brasil – Sub-secção Pedro Osório, Assistência Judiciária do Município de Pedro Osório, Defensoria Pública da União, Sindicato Rural, 7ª Companhia de Policiamento Ambiental, Instituto de Seguridade Social – INSS, Emater, Corpo de Bombeiros, Exército Naciona, Ministério Público, Polícia Civil e Departamento de Narcóticos da Polícia Civil – DENARC, Polícia Federal, Corsan, Conselhos Tutelares, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Projeto de Extensão Universitária Tribunos da Cidadania, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Brigada Militar, Secretaria Municipal de Educação, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, Pastoral da Saúde, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Batista Conservadora, Igreja do Evangelho Quadrangular, Paróquia Católica São José e Comunidade Evangélica de Pedro Osório.

Também houve mateada, apresentações de grupos artísticos locais, exposição de carros antigos e participação de grupos de motociclistas.