Geral

Horário de verão acaba no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Por Lennon Carrion
17/02/2008 06:23
Atualizado em 19/09/2017 14:42
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país não devem esquecer de atrasar seus relógios em uma hora. O horário de verão terminou na madrugada deste domingo (17).

Continuar lendo

Publicidade

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país não devem esquecer de atrasar seus relógios em uma hora. O horário de verão terminou na madrugada deste domingo (17).

A medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931 com o objetivo de reduzir o consumo de energia no horário de pico. No período de 2007 para 2008, o horário de verão teve início na virada de sábado, 13 de outubro, para domingo (14).

A mudança nos relógios, no entanto, pode exigir algumas adaptações. Segundo especialistas, a alternância de atividades entre períodos de dia e noite pode interferir nos períodos de sono. O tempo médio de adaptação do organismo é de uma semana.

Para o metabolismo, quando se fala em cuidados com a alimentação, o horário de verão não causa grandes transtornos. As conseqüências relacionadas à alimentação podem ser causadas apenas pela mudança de ritmos. “É possível que a pessoa sinta fome em um horário que não seja o que ela está acostumada, ou o contrário, que não sinta fome na hora das refeições”, explica a nutricionista Anita Sachs.

Dicas de adaptação

Para uma melhor e mais rápida adaptação, especialistas aconselham que a rotina anterior ao horário de verão seja mantida ao máximo.

Já nos momentos de fome fora do horário convencional, a dica é consumir líquidos como água, chás e sucos naturais para sinalizar ao cérebro que o estômago não está vazio.

FONTE: G1