Foro de Pedro Osório promove prestação de contas à Comunidade
O Foro de Pedro Osório promoverá, durante a próxima semana, prestação de contas das atividades desenvolvidas no ano de 2006.
Publicidade
O Foro de Pedro Osório promoverá, durante a próxima semana, prestação de contas das atividades desenvolvidas no ano de 2006.
A atividade, a exemplo do que já ocorreu em anos anteriores, consistirá na visitação, realizada por servidores, estagiários e pelo Juiz de Diretor do Foro, a órgãos de imprensa, ocasião em que serão relatadas à comunidade as atividades desenvolvidas no ano de 2006, em especial os números de audiências realizadas, acordos promovidos e de processos iniciados e julgados no período.
Também serão prestados esclarecimentos sobre as atividades de inclusão social promovidas pelo Poder Judiciário e sobre as formas facilitadas de acesso à Justiça.
Para o Juiz Diretor do Foro, Marcelo Malizia Cabral, “o objetivo maior da prestação de contas é ampliar o acesso à Justiça e dar cada vez mais transparência às suas atividades. Quanto mais próxima e horizontal a relação com a sociedade, maior a legitimidade de qualquer Instituição”, observou o Magistrado.
Entrevistas individuais e coletiva serão concedidas, com a apresentação das diversas atividades desenvolvidas e de seus resultados.
O Escrivão do Cartório Judicial, Eduardo José Kornowski, apresentará os números relativos aos processos cíveis e os dados gerais de sua serventia; a Distribuidora-Contadora, Sumaia Maicá Qader, falará sobre as atividades de seu cartório; o Oficial Ajudante Elbio Altivo de Souza Machado apresentará os números relativos aos processos criminais e da infância e juventude; a Oficiala Escrevente Ingrid Moreno Bueno esclarecerá a comunidade sobre o acesso ao juizado especial cível e relatará os números do juizado em 2006; por fim, a Oficiala de Justiça Izolda dos Santos discorrerá sobre as atividades dos oficiais de justiça e sobre os mandados cumpridos no período.
Estagiários e voluntários também integrarão a comitiva para o fim de relatar suas atividades, os conhecimentos auferidos na Casa e convidar a comunidade a se integrar ainda mais com a Justiça, prestando-lhe serviços graciosamente, a exemplo do que fazem.
Ao Magistrado Diretor do Foro caberá a abordagem sobre o plano de gestão da Comarca, sobre o método de trabalho, com a participação de todos os envolvidos, sobre a política de metas e incentivos adotada, sobre as reuniões mensais de trabalho com a OAB e o Ministério Público, sobre a responsabilidade social do Judiciário e outros temas que sejam objeto de questionamento.
A Comarca aderiu ao Plano de Gestão pela Qualidade no Judiciário – PGQJ - no ano de 2000 e graças à utilização mais efetiva de suas ferramentas, com a realização de reuniões semanais com toda a equipe de trabalho para avaliação e readequação de atividades, os resultados da prestação do serviço estão alcançando melhores índices a cada dia.
Da mesma forma, os ensinamentos proporcionados ao Diretor do Foro pelo curso de Mestrado Profissionalizante em Gestão Poder Judiciário, ministrado pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Ajuris e com o Tribunal de Justiça, estão contribuindo para a adoção de práticas inovadoras.
Além do perceptível aumento na satisfação dos servidores e dos clientes da Instituição, o ano de 2006 apresentou redução do acervo processual em todas as áreas de atuação da Vara Judicial – cível, crime, infância e juventude, juizados especiais –, ou seja, foram julgados processos em número superior aos iniciados no mesmo período, o que é motivo de orgulho para a equipe.
Esses dados e o método utilizado ao seu alcance, serão o tema central das entrevistas.
Confira o cronograma:
28/3 – 9h15min – Programa Cidade: Rádio Portal Sul FM – Pedro Osório, RS.
29/3 – 14h – Rádio Clube AM – Cerrito, RS.
– 15h – Programa Rubens Freitas – Rádio RCC FM – Cerrito, RS.
– 16h – Programa Estação FM – Rádio Portal Sul FM – Pedro Osório, RS.
– 17h30min – Entrevista coletiva, na Sala de Audiências do Foro de Pedro Osório, com a presença do site www.pedroosorio.net e dos jornais ‘A Opinião’, ‘Do Cerrito’ e ‘Folha da Cidade’.