Festa da Melancia Supera Expectativa de Público e Vendas
A 7ª Festa Regional da Melancia de Pedro Osório levou cerca de 25 mil pessoas ao Parque Santa Tereza durante os três dias de evento.
Publicidade
A 7ª Festa Regional da Melancia de Pedro Osório levou cerca de 25 mil pessoas ao Parque Santa Tereza durante os três dias de evento.
Mais de 30 shows de grupos e bandas locais, regionais e estaduais, de variados estilos, animaram as noites durante os três dias de festa. Na sexta-feira (7) o encerramento ficou por conta do DJ Nicolas Tamer atraindo mais de 700 pessoas para a festa El Matador com uma super estrutura de som e luz. No sábado a banda pelotense Pagode Bier agitou o lonão de shows até a madrugada, encerrando a noite ao embalo da mais popular banda de pagode do momento. E, no domingo o encerramento da 7ª edição da Festa Regional da Melancia ficou a cargo do grupo Querência que, em grande estilo, animou pedrosorienses e visitantes ao som do estilo musical mais popular no Rio Grande do Sul.
Outra grande atração foi a mostra da Memória Ferroviária que chamou a atenção de cerca de 10 mil visitantes curiosos pela história da época do apogeu do transporte ferroviário na região. Entre os visitantes, a ilustre presença do Dr. Joel Lima, exímio conhecedor do tema, que contribuiu com seu acervo particular. Espetáculo à parte foi a maquete de ferreomodelismo, com miniaturas perfeitamente modeladas de todos os componentes de um parque de manobras ferroviárias. A mostra contou ainda com uma exposição de fotos de época retratando os caminhos de ferro, levando os visitantes à uma viagem ao mundo do trem. O trabalho de organização e montagem das fotografias foi realizado pelas Programadoras Visuais Jamile Pereira e Mariana Cordenunsi.
Durante a abertura oficial, realizada no sábado, o Sr. Paulo Nilton Carvalho, delegado da Associação dos Ferroviários do RS, convidado especial, prestou homenagem ao diretor de Turismo, José Eugênio Perez (Juca), pelo trabalho voluntário que realiza em prol do resgate da história da ferrovia. Juca agradeceu a participação do convidado e, em pronunciamento, destacou também o Dr. Nelson Rassier, de Pelotas, que gentilmente cedeu parte de seu acervo para mostra de equipamentos, que fizeram a história sobre trilhos.
Como acontece em todas as edições da Festa Regional da Melancia, o maior número de visitantes foi registrado no domingo quando aconteceram as competições de veloterra, auto cross e racer cross. Nas três modalidades de competição participaram pilotos de diversos lugares do Brasil e também do Uruguai dando um show de manobras arriscadas e velocidade na pista de corridas. Porém nesta edição da festa houve competições de veloterra também no sábado com a participação de 25 motociclistas em cinco categorias.
A abertura oficial da 7ª Festa Regional da Melancia aconteceu no sábado (8), às 20 horas, na sala vip montada pela Prefeitura de Pedro Osório, ocasião em que estiveram presentes autoridades, convidados e patrocinadores, entre eles, o Prefeito de Pedro Osório Dr. Moacir Otílio Alves, a vereadora Rejane Madruga, o presidente do COMUDE Ricardo Pons, chefe da Emater Pedro Osório Ronaldo Maciel, gerente regional adjunto da Emater Clóvis Victória, deputado Nelson Harter, representante do secretário de Agricultura e da Governadora do Estado João Carlos Deniz, gerente da CEEE Carlos Ortiz Pereira e o gerente da Corsan Luiz Carlos Lobato. Logo após os pronunciamentos foi servido coquetel com degustação de produtos de melancia como, cocada, doce cristalizado, rapadura, coquetel e suco de melancia.
Para os comerciantes que ofereciam alimentação, produtos e serviços a festa foi motivo de comemoração, já que na parte de alimentação por exemplo o consumo superou a edição anterior em 30%.
Durante os três dias de festa cerca de 15 toneladas de melancia fatiada foram distribuídas gratuitamente aos visitantes.
A 7ª Festa Regional da Melancia aconteceu em Pedro Osório nos dias 7, 8 e 9 de março de 2008, promovida pela Prefeitura Municipal de Pedro Osório e realizada por COMUDE, Emater, Produtores de Melancia e Prefeitura de Pedro Osório, com patrocínio de Votorantim, CEEE, Banrisul e Odorico Monteiro.