Felipe Schulte assume como Coordenador Municipal da Saúde Mental
Publicidade
O novo coordenador Municipal da Saúde Mental de Pedro Osório, o psicólogo Felipe Schulte, assume no momento em que a saúde mental tem um papel de destaque e importância, devido a pandemia de COVID-19 que trouxe diversas dificuldades e novas preocupações aos moradores, fazendo com que os profissionais da saúde mental estejam estudando, se aprimorando e atentos as mudanças.
A Saúde Mental em Pedro Osório manteve o NASF, programa extinto pelo Governo Federal, mas, considerado de extrema importância pelo Governo Municipal, “através do NASF (Núcleo de Ampliado de Saúde da Família) o atendimento é mais eficaz e flui melhor, sendo uma equipe de apoio a ESF (Estratégia de Saúde da Família)”, confirma Felipe.
O atendimento começa com o agente comunitário, que após conversa pode deixar agendado a consulta na Unidade Básica de Saúde, continua com as enfermeiras, passa pelo médico clínico geral, que dependendo da situação pode indicar o tratamento com psicólogo, este por sua vez ainda pode se for o caso, indicar o médico psiquiatra para o paciente. A rede ainda conta com educador físico e artesã.
Felipe disse que o grupo Abraçar, grupo de apoio e vivência a pessoas com transtornos mentais deve voltar o mais breve possível, que a Secretaria de Saúde já estuda a melhor forma de retomar os trabalhos com os pacientes, mesmo que em grupos reduzidos, seguindo o distanciamentos e todosos protocolos de segurança. Também se estudam os encontros e mini cursos online. A velocidade da vacinação também pode ajudar o retorno presencial da oficina terapêutica.
O Psicólogo Felipe Schulte disse estar muito feliz com o novo cargo, com a grande responsabilidade que assume, que chega para manter o bom serviço, ajudar a articular o fluxo de atendimento, para que o sistema, funcione cada vez melhor.