Esclarecido o caso do Rio Piratini
Site ouviu todas as partes envolvidas
Publicidade
Após o incidente ocorrido no dia 26 de dezembro, quando membros da população e familiares acusaram a equipe de paramédicos de não prestarem socorro a um jovem com ataque epilético no Rio Piratini, no município de Cerrito, nossa equipe jornalística, entrevistou o Prefeito de Pedro Osório Cesar Brito e após muitas tentativas conseguimos através do Secretário de Cultura Marcos Halfen entrar em contato com o Secretário de Saúde de Cerrito Douglas Silveira e na manhã desta terça fomos convidados pelo novo provedor da Santa Casa André Bandeira a nos reunirmos com a equipe envolvida. Vale ressaltar que tentávamos entrar em contato com a Santa Casa, porém nos celulares do antigo provedor, não havíamos sido informados da troca de provedor na instituição.
Após ouvirmos atentamente cada um, pudemos questionar o atendimento que foi feito no local, e fica a certeza de que não ocorreu omissão de socorro, pois foi deslocada até o local a ambulância de Pedro Osório, com uma Enfermeira Padrão e uma Técnica de Enfermagem, além do motorista, que esta equipe estava de saída para atender outro chamado feito pela Brigada Militar, mas por se tratar de um possível afogamento, deram prioridade e partiram para a cidade de Cerrito. Inclusive por se tratar de um horário de troca de plantão, dois médicos estavam preparados para receber o jovem.
Ao chegarem ao local, próximo à beira do Rio, a enfermeira foi imediatamente indo em direção a vitima quando foi informado pelo pai que já estava tudo bem, o homem então passou a ser questionado sobre o bem estar do garoto, assumindo total responsabilidade pelo estado de saúde de seu filho. Como segundo o Secretário de Saúde de Cerrito Douglas Silveira a ambulância da cidade estava voltando de um atendimento, a única viatura disponível era a que estava no local, os profissionais então se deslocaram para fazer o atendimento antes solicitado pela Brigada Militar. Algumas pessoas acampadas afirmaram a nossa reportagem que a equipe não desceu no local onde estava o menino, isto é um fato, mas foi porque segundo o pai estava tudo sobre controle. As acusações de omissão de socorro foram infundadas, assim como os comentários maldosos que algumas pessoas utilizaram no Facebook, os sites pedroososrio.net e cerritors.net apoiam totalmente a liberdade de expressão, desde que seja feita com educação e sem denegrir a imagem de alguém ou da instituição.
Muita coisa foi dita, sobre as enfermeiras, o motorista e a Santa Casa, porém das acusações feitas pelos populares e moradores eles são completamente inocentes, como eu havia escrito antes, eu estava fazendo um relato do que contaram e do que eu vi e ouvi, mas que não confiava na falha apontada. A matéria demorou dois dias para entrar no ar, por falta de ouvir os envolvidos, com muitas pessoas pedindo o esclarecimento, contamos a versão vivida após a saída da equipe do local. Tudo isto serviu para vermos algumas coisas positivas na história, o provedor André Bandeira, solicitou que os Governos Municipais dos dois municípios entrem em contato com a Brigada Militar a fim de colocar Salva Vida no rio, porque é impossível para enfermeiras fazerem o papel de resgate de vidas nas aguas. Ficou também a sugestão de que os Bombeiros Voluntários possam fazer treinamento específico para isto.
Outro fato que ficou claro durante as conversas e entrevistas, a Santa Casa de Pedro Osório não consegue gerenciar as ambulâncias de Cerrito, ao contrário das de Pedro Osório que ficam a disposição no local. Toda ocorrência cai na Santa Casa que tenta distribuir as tarefas conforme a necessidade, porem nota-se uma grande lacuna a ser preenchida, uma distância que tem que ser encurtada para que a Santa Casa e o município de Cerrito fiquem em sintonia, sobre verbas, ambulâncias, enfermeiros e motoristas, que esta dura lição sirva para aproximar A Prefeitura de Cerrito da Santa casa, que vem prestando serviços essenciais nos dois munícipios. Com certeza em outra oportunidade estaremos aqui questionando os acordos não cumpridos pelas administrações assim como elogiar os que estão sendo cumpridos, mas isso fica para outra matéria, no momento é agradecer que o menino esta bem e reconhecer o esforços da equipe médica que luta bravamente dia a dia, às vezes sem as melhores condições, mas fazem a saúde de Pedro Osório e Cerrito.