Cultura

Do vandalismo a Arte

Projeto da Escola Pedro Brizolara ensina Grafite

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
01/05/2011 16:19
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Um projeto da Escola Estadual Pedro Brizolara esta levando a arte do grafite para seus alunos, coordenados pela professora Auta Inês Medeiros, os alunos tiveram contato direto com a arte do grafite, onde participaram neste sábado (30) de uma oficina de arte no pátio da escola.

Continuar lendo

Publicidade

Um projeto da Escola Estadual Pedro Brizolara esta levando a arte do grafite para seus alunos, coordenados pela professora Auta Inês Medeiros, os alunos tiveram contato direto com a arte do grafite, onde participaram neste sábado (30) de uma oficina de arte no pátio da escola.

 

A oficina contou com a participação de artista do grafite de Pelotas, todos eles estudantes do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas. A equipe veio composta por oito pessoas, os artistas Júnior “Asnoum”, Vinicius “Bero”, Júlio “Zulu”, Tiago “Inq” e Guilherme “Ges”, na captação de imagens Marcelo e no apoio aos artistas Théo e Edu.

 

Os artistas demonstraram suas técnicas e deram dicas que foram imediatamente colocadas em pratica pelos alunos. Na parte da manhã eles pintaram os muros internos da Escola Pedro Brizolara. Após o almoço a turma se reuniu novamente para mais uma etapa da oficina de arte, eles foram para os pilares da ponte colocar na prática os exercícios e puderam enfim transformar o vandalismo das pichações em arte de grafite.

 

A professora Auta Inês falou que este é o segundo ano do projeto, que vem crescendo e contando cada vez mais com a participação da comunidade, ela agradeceu à direção da escola Pedro Brizolara, as funcionárias que prepararam o delicioso almoço e ao Daer que na pessoa do vereador Sr. Pedro entendeu e apoio este importante projeto, permitindo os alunos substituir as pichações existentes nos pilares por grafite.

 

O grafite ainda é visto como uma arte marginal por muitos, mas é uma forma de expressar e é uma arte que combate direto a pichação, por isso não confunda arte com vandalismo, segundo o Wikipédia, o grafite é o nome dado às inscrições feitas em paredes. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.

 

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.