Eventos

Desfile de Sete de Setembro em Pedro Osório

Evento recebeu grande público

#Desfile #semana #pátria #Brasil #Escolas #7 #de #setembro #público #evento #chama

Por Rodrigo Netto
21/09/2017 15:07
Atualizado em 24/09/2017 15:23
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Dia 07 de setembro de 2017, data em que é comemorada o dia da Independência do Brasil que foi proclamada em 1822, são 195 anos de comemorações, e neste ano os homenageados a nível Nacional foi Oswaldo Cruz, a nível Estadual a 80ª corrida do Fogo Simbólico da Pátria e os 70 anos da Criação da Chama Crioula e a nível Municipal o homenageado foi Adão Orlando Alves In Memoriam.

Continuar lendo

Publicidade

 

Dia 07 de setembro de 2017, data em que é comemorada o dia da Independência do Brasil que foi proclamada em 1822, são 195 anos de comemorações, e neste ano os homenageados a nível Nacional foi Oswaldo Cruz, a nível Estadual a 80ª corrida do Fogo Simbólico da Pátria e os 70 anos da Criação da Chama Crioula e a nível Municipal o homenageado foi Adão Orlando Alves In Memoriam.

O desfile marcado para às 14h15min, teve um pequeno atraso de 30min, com as autoridades subindo ao Altar da Pátria para o início do desfile. Uma grande estrutura foi montada, pela primeira vez o som (Clímax) foi colocado como um pórtico onde as escolas desfilavam por baixo, o som era dividido para o início e o final da Av. Alberta Pasqualini, que apesar do forte calor e intenso sol recebeu um ótimo público. A Brigada Militar se fez presente ao evento com uma viatura e três militares que ficaram de prontidão durante todo o evento.

A Secretaria de Saúde montou a Unidade Móvel que disponibilizou preservativos masculinos e femininos além de verificar a pressão e o glicose. Além dos funcionários da Secretaria estava à disposição uma Enfermeira Padrão e um Técnico em Enfermagem, além da Vigilância em Saúde e duas ambulâncias. A Clínica Segmed que participa de todos os eventos e estava presente no Desfile com verificação de pressão e glicose.

O primeiro a desfilar foi a “Alimentação Escolar” que tem como responsável a nutricionista Camila Nogueira, no qual desenvolve vários projetos nas escolas do munícipio. As crianças do desfile participam ativamente do PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Depois foi a vez da Escola Municipal de Ensino Infantil Castelinho do Saber, que durante seu desfile homenageou os 80 anos da corrida do Fogo Simbólico e 70 anos da Chama Crioula além do Ex-Prefeito Adão Orlando Alves.

Depois foi a vez da Banda da Escola Municipal Getúlio Vargas que veio trazendo a Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, que faz parte do grupo NotreDame. Que procuram vivenciar o legado deixado por Julia Biliart e suas sucessoras: “Fazer a experiência da Bondade de Deus e de seu amor providente” e continuar a obra de “Educar para a vida e para a transformação da sociedade, com Bondade, Firmeza e Competência”.

Depois desfilou o Clube da Terceira Idade Recordar é Viver, fundado pelo casal Jorge e Elvina Valério em 6 de novembro de 1994, com a intenção de trazer alegria, entretenimento e lazer para os idosos. A véspera de completar 23 anos de inauguração, tem em sua sede festividades todos os domingos.

Depois passou a banda formada pelo Instrutor de Música do CRAS o Professor Paulo Serpa, que reuniu um grupo de alunos de Pedro Osório e Arroio Grande para presentear a população com uma bela apresentação musical.

O Projeto Viva a Vida, que é um projeto social vinculado à Secretaria do Trabalho Cidadania e Ação Social, atende crianças e jovens entre 4 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica. O Projeto voltado para as atividades esportivas e musicais de médio e longo prazo, tais como Taekwondo do Mestre Rafael Rosa, Boxe com o Professor Adalberto Fraga e Futsal feminino Itainã Ávila.

A Oficina Terapêutica - Grupo Conviver, tem sua origem em julho de 2011, sendo inicialmente denominado Grupo de Saúde Mental. Tem como principal objetivo a troca de experiências pessoais e o despertar de novas habilidades, proporcionando assim o resgate da cidadania, auto estima e a inserção social. O Projeto tem coordenação geral da Secretaria de Saúde com apoio do Psicólogo Everton Tavares do CRAS e está sob a Direção de Mara Regina de Castro. Os participantes foram até o palanque de autoridades entregar flores feitas por eles no Projeto.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Brizolara de Souza, possui atualmente em torno de 250 alunos, em três turnos, com ensino regular e E.J.A. (Educação de Jovens e Adultos). Possui projetos de intervenção na área de alfabetização, em turno inverso e de leitura na biblioteca bem como participa de olimpíadas fomentadas pelo MEC, como as de astronáutica e matemática. Na área esportiva participa ativamente do JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul).

O Colégio Estadual Getúlio Vargas funciona nos três turnos e atende cerca de 550 alunos no Ensino Fundamental, Séries Finais e Curso Médio além de Curso de Ensino Médio a distância e Educação para Jovens e Adultos (EJA). O Colégio dispõe de Estúdio de Rádio, Laboratório de Informática, Biblioteca com mais de 15 mil volumes. A Invernada do Colégio Jayme Caetano Braun. Participa desde o ano 2000 dos JERGS, a escola participa de todas as modalidades e sempre se destaca pela conduta e resultados obtidos, sendo que recebeu Prêmio Destaque da 5ª Região Escolar. O colégio ainda conta com um grupo de Teatro Sátiros.

A Escola Fundamental de Ensino Fundamental General Osório, que diante das dificuldades apresentadas para manter a Banda a frente da escola neste evento, se mobilizaram por iniciativa própria a manterem as atividades com a banda, os mesmos realizaram os ensaios e organizaram-se para o desfile. A Escola General Osório tem o maior orgulho de apresentar a sua Banda, juntamente com seu corpo docente e discente. A escola vem com o tema os quatro elementos da natureza: Representando o Fogo Simbólico e a Chama Crioula, a Terra, a Água e o Ar. A escola também busca homenagear seus alunos pelo excelente desempenho nos jogos desportivos (JERGS).

Encerrando o desfile a Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, atende em torno de 300 alunos do 1º ao 9º ano, está trabalhando com alunos em turno inverso, através dos projetos, CTG Laçadores do Rio Grande, Vivências Teatrais em Escolas em parceria com a UfPel, Aula Passeio, Projeto “Da emoção de ler a descoberta do prazer”, Sementinha que visa a elaboração de uma horta orgânica, Banda Marcial que iniciou no ano de 2016, atualmente é formada por 37 componentes, 01 mor e 04 balizas, sendo oficialmente batizada de Banda Marcial Getúlio Vargas.

Encerrando a Semana da Pátria 2017, foram convidados a arriar as bandeiras, as seguintes autoridades: Bandeira do Brasil Prefeito Moacir Otílio (Chola) do Rio Grande do Sul Ricardo Alves filho do homenageado Adão Orlando Alves e a Bandeira de Pedro Osório a Secretaria de Educação Margareth de Lima Fiori. O Vice Prefeito Cal Oliveira apagou a Chama da Pátria.