Cultura

Desfile 7 de setembro no Cerrito

196 anos de Independência do Brasil

Por Rodrigo Netto
21/11/2018 07:57
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
O Desfile de Cerrito estava marcado para começar Às 15h, mas atrasou, principalmente porque a primeira banda a desfilar era a do Colégio Militar Tiradentes de Pelotas e mesma estava se apresentando em Pedro Osório e causou o atraso.

Continuar lendo

Publicidade

O Desfile de Cerrito estava marcado para começar Às 15h, mas atrasou, principalmente porque a primeira banda a desfilar era a do Colégio Militar Tiradentes de Pelotas e mesma estava se apresentando em Pedro Osório e causou o atraso.

Os homenageados a Nível Nacional foi o Projeto Randon e seus 50 anos, a Nível Estadual a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul e seus 100 anos e a Nível Municipal o Ex- Prefeito Adão Orlando Alves.

Assim que começou a Banda Marcial do Colégio Tiradentes fez sua apresentação, seguida pela Escola Municipal Infantil Regina Maria Duarte Alves, que trouxe fotos do Adão Orlando Alves e uma faixa com o nome do homenageado, todos alunos traziam uma bandeira pequena do Brasil que foi agitado durante todo o desfile.

Em seguida foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jaques da Rosa Machado, do interior, que trouxe seu estandarte, o símbolo da escola, e as bandeiras, seguido dos homenageados, Rondon, Tribunal de Justiça Militar do RS, e um desenho do homenageado Municipal Adão Orlando Alves, com seu busto se mesclando a bandeira de Cerrito, aqui vale ressaltar que ele foi um emancipacionistas, tendo sido Prefeito de Pedro Osório uma vez, quando ambas ainda eram uma cidade única e após a emancipação foi Prefeito duas vezes de Cerrito.

Depois a Banda marcial de Cerrito fez o seu desfile e foi para o recuo, onde seguiu tocando para as demais escolas passarem em frente ao novo Altar da Pátria. a Banda contava com balizas e balizador com bandeiras e diversas coreografias.

Mais uma escola do interior se apresentou, desta vez foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Faria, também do interior, com balizas a frente, seguidas pelas bandeiras, alunos carregando flores e adereços nas cores da bandeira Nacional, uma faixa com os dizeres "Adão Orlando Alves, 1º Prefeito de Cerrito", além de diversas fotos dele. Outros alunos traziam balões nas cores nacionais e uma faixa "O Brasil que queremos"  e atrás da faixa cada alunos trazia uma placa com um desejo, tais como, justiça, segurança, respeito, saúde entre outros.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Reinaldo Karnopp do interior do município, surgiu na avenida com as bandeiras, uma faixa com o nome do homenageado municipal e um boneco dele, parecido com os confeccionados e famosos bonecos de Olinda,  atrás dele os alunos traziam um pouco da memória, relembrando as atividades do Dr. Adão Orlando Alves, Delegado de Educação, Professor, Prefeito, Advogado, Desportista e Presidente da Azonasul, finalizando os demais alunos traziam tiras com as cores nacionais.

Depois foi a Escola Municipal de ensino Fundamental São Miguel, que trouxe a frente as bandeiras, depois três pequenos alunos carregavam com orgulho a bandeira da escola, e os demais usavam saias verdes para as meninas e gravatas amarelas para o s meninos, sempre com a camiseta da escola em azul, fazendo um bonito e colorido das cores nacionais. Depois mais um desenho do Homenageado Municipal, um cartaz e em seguida cada alunos trazia as diversas fases e profissões do Dr. Adão orlando Alves, coordenador e jogador do Esporte Clube Concórdia, Professor, Presidente da Azonasul, Prefeito de Pedro Osório em 1988, Delegado de Educação da 5ª CRE, Prefeito Municipal de Cerrito em 1996, Prefeito Municipal de Cerrito em 2004, advogado. Uma turma de alunos simulou a equipe do Esporte Clube Concórdia, desfilando um aluno com a camiseta original de 1977 e uma aluna com a faixa de Campeão Municipal Invicto de 1977, cada alunos da equipe trazia trás os nomes dos jogadores da equipe do Concórdia. Encerrando mais um desenho feito pelos alunos e uma faixa com diversas fotos do Homenageado Adão Orlando na equipe do Concórdia.

Encerrando as escolas que desfilaram veio a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Guastucci, com as bandeiras a frente, alunos com as cores do Nacionais e cada um segurando uma letra que formava a palavra BRASIL, depois ao homenageado Municipal com uma faixa com seu nome Dr. adão Orlando Alves seguido de outros alunos que ressaltavam suas conquistas como Prefeito, Advogado, esportista, Professor e Diretor. Simulando um celular com os dizeres "O Brasil que eu tenho" seguido de quatro alunos com cartazes, um Brasil de "Inclusão Social", "Muita Cultura", "Belas Paisagens" e de "Conhecimentos". Depois uma parte que todos já esperam no desfile, os alunos vem em um grupo com varias partes e no comanda da Professora montam o Brasão do Município, e este ano, além do Brasão, teve um painel de duas partes, de uma lado as partes se juntavam para mostrar um desenho do homenageado Dr. Adão Orlando Alves, e no comando eles viravam o painel e nas costas formavam uma nova figura, um coração com "Cerrito terra de amigos" dentro.

Depois foi a vez da Banda Marcial de Cerrito fazer a apresentação e sua performance para o público, depois saiu muito aplaudida pelo bom publico presente. A ultima atração demorou bastante, fazendo que muitos abandonassem a parte final do desfile que foi com a Banda da Sociedade Musical Santa Cecília de Arroio Grande, banda extremante premiada e conceituada, porém mesmo com o atraso tocaram uma música e acabaram a apresentação. Para tristeza de quem esperou sua apresentação.