Cebinho e Torres assumem a Prefeitura Municipal de Pedro Osório
No dia 01 de janeiro marcou o surgimento de um novo cenário político do município, com a mudança de 100% dos administradores municipais, e no âmbito do legislativo nenhum vereador se reelegeu. Outro fato marcante foi à condução pelo voto popular do Partido dos Trabalhadores ao paço Municipal pela primeira vez na história, rompendo um ciclo político que vigorava até então.
Publicidade
No dia 01 de janeiro marcou o surgimento de um novo cenário político do município, com a mudança de 100% dos administradores municipais, e no âmbito do legislativo nenhum vereador se reelegeu. Outro fato marcante foi à condução pelo voto popular do Partido dos Trabalhadores ao paço Municipal pela primeira vez na história, rompendo um ciclo político que vigorava até então.
Também merece ressalva a inédita coligação vitoriosa formada pelo PT e DEM, partidos que tradicionalmente militam em campos oposto, mas foi concretizada e selou uma campanha exitosa em outubro passado.
A cerimônia iniciou com a solenidade de posse dos vereadores eleitos para 12ª Legislatura 2009/2012, onde estavam presentes os representantes da Brigada Militar, do Deputado Federal Afonso Hamm, da Juventude Progressista (PP) do RS, do chefe de gabinete do Ministério das cidades, além do vereador eleito em Pelotas Sr.Eduardo Macluf e do Prefeito de Cerrito no mandato 2005/2008 Adão Orlando Alves.
Os novos edis foram chamados para comporem a mesa e tomarem posse no mandato conquistado, posteriormente prestaram juramento e em seguida iniciou-se a realização da votação para a escolha do primeiro presidente da 12ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Pedro Osório. Após votação os vereadores eleitos foram os seguintes:
Presidente
Ubirajara 6 votos (eleito Presidente da Câmara de Vereadores)
João Carlos 3 votos
Vice-Presidente
Amália 6 votos (eleito Vice-Presidente da Câmara de Vereadores)
Tiago 3 votos
1º Secretário
Márcio 6 votos (eleito 1° Secretário da Câmara de Vereadores)
Sandra 3 votos
2º Secretário
João Pedro 6 votos (eleito 2° Secretário da Câmara de Vereadores)
Em Branco 3 votos
Foi eleito como novo Presidente da Câmara de Vereadores o Vereador Ubirajara Vergara, que após homologação do resultado fez seu discurso onde destacou a união dos vereadores para resolver os problemas da cidade, finalizando assim a primeira parte da cerimônia.
Após um breve recesso os vereadores retornaram a mesa e deram início a posse do prefeito e vice. O ex-prefeito Moacir Otílio Alves fez o seu discurso de encerramento pautado por um balanço dos 8 anos em que governou o Minicípio, agradacendo principalmente a sua família pelo apoio ao longo da sua jornada a frente da prefeitura. Em seguida, César Roberto Couto de Brito, o “Cebinho” e Octávio Torres fizeram o juramento e foram empossados como prefeito e vice. O novo prefeito fez o seu discurso onde mais uma vez afirmou ser um governo para todos, destacando que com a força e determinação irá buscar recursos para o nosso município, através da realização de bons projetos.
Após o encerramento recebeu os cumprimentos de autoridades e populares, dirigindo-se a pé ao prédio da administração municipal para efetivamente realizarem a transmissão de cargo. Cebinho e Torres foram a pé, do ginásio até a prefeitura, cumprimentando todos munícipes que encontravam no caminho. Neste trajeto foram acompanhados e saudados por um grande número de pedroosorienses e convidados. Chegando à prefeitura o cargo foi passado simbolicamente pelo ex-prefeito Chola ao prefeito Cebinho.Após a passagem do cargo, ambos discursaram. Cebinho fez questão que o ex-prefeito Chola fosse com sua família em veiculo oficial até a sua residência após o encerramento. Cebinho e Torres foram ainda até a praça central da cidade onde juntamente com a população participaram de uma festa organizada pelo comitê de campanha.
Rodrigo Netto
Assessor de Imprensa da Prefeitura de Pedro Osório