Cultura

Carnaval de Rua de Pedro Osório

Dois dias de muita alegria

(Foto: Rodrigo Netto)
Por Rodrigo Netto
11/02/2016 01:29
Atualizado em 14/08/2020 02:56
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Apesar da crise que fez com que muitas Prefeituras de todo o RS cancelassem o carnaval, a Administração de Pedro Osório acreditou na festa e proporcionou a seus moradores e visitantes de cidades vizinhas uma festa popular.

Continuar lendo

Publicidade

Apesar da crise que fez com que muitas Prefeituras de todo o RS cancelassem o carnaval, a Administração de Pedro Osório acreditou na festa e proporcionou a seus moradores e visitantes de cidades vizinhas uma festa popular.

Este ano não desfilou nenhuma escola de samba, por opção, uma vez que a mesma está trabalhando para a construção de sua sede, porem os blocos salvaram o Carnaval de rua de Pedro Osório.

No primeiro dia, Sábado (06), desfilaram, o Bloco Burlesco A Turma do Funil, o Bloco Carnavalesco do Paraíso, o Bloco Carnavalesco do Bairro Santa Tereza e encerrando a primeira noite de desfile o Bloco Carnavalesco Gigante Ferroviário.

Na primeira noite foi marcada pelos atrasos, que infelizmente ano após ano voltam a acontecer. A Administração Municipal reteve parte da verba para obrigar os blocos a cumprirem o horário, mas mesmo assim não houve respeito com o publico que aguardava o desfile. Estavam programas para o desfile na seguinte ordem de horário 1º 22h30min, 2º 23h30min, 3º 00h30min e o 4º 01h30min. Para se ter uma idéia do atraso nossa reportagem marcou o horário de desfile de cada bloco.

O bloco A Turma do Funil começou o desfile às 23h24min, o bloco Paraíso começou seu desfile às 00h48min, o bloco Santa Tereza iniciou às 02h06min e encerrando o bloco Gigante Ferroviário entrou na passarela às 03h28min. Nesta hora quase 75% do público já havia ido embora.

A segunda noite estava prevista para acontecer na segunda-feira dia (08), porém a chuva fez com os organizadores transferissem o desfile para a terça-feira dia (09). Onde a ordem de desfile foi alterada, porém o atraso apesar de menor voltou a ocorrer. Desfilou Gigante Ferroviário, Santa Tereza, Turma do Funil e Paraíso.

Temas

Bloco Paraíso – Contra a Corrupção

Bloco Santa Tereza – Homenagem ao radialista e locutor Luiz Carlos Leão "Garrincha"

Bloco Gigante Ferroviário – Folclores, Lendas e Mitos.

Se na primeira noite foi tranquila e calma, a confusão ficou para a noite de terça, onde alguns foliões exaltados deram trabalho a Brigada Militar. Foi um carnaval com menos investimento, mas nem por isso menor que outros anos, inclusive o público de sábado foi um dos melhores dos últimos anos. A escolha do desfile na Rua Maximiliano Tupinambá da Costa, foi acertada, pois havia espaço para diversas cadeiras que foram posicionadas em ambas calçadas e mesmo assim permitia o fluxo de pedestres.