Azonasul, Copes e UFPel assinam convênio
Publicidade
O presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), César Roberto de Brito (PT), prefeito de Pedro Osório, o presidente do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), Rui Brizolara (DEM), prefeito de Morro Redondo, e o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, assinaram nesta segunda-feira (06) um protocolo de intenções para o desenvolvimento de programas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cooperação técnica. O convênio deverá incrementar o entrosamento da instituição de ensino junto às demandas regionais superando os gargalos que entravam o processo.
Durante o ato de assinaturas, no gabinete da reitoria, o prefeito César Brito, destacou a importância do documento e o amplo espectro envolvendo as três instituições. “A partir de agora, nossa meta é criar aditivos para colocar em prática o acordo beneficiando as 22 prefeituras da região e, principalmente, nossas comunidades”, disse.
Brito ainda citou o envolvimento da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ADLM) no contexto regional e mencionou os resultados já conquistados, mesmo antes da oficialização do protocolo de intenções, no que diz respeito à elaboração dos planos municipais de saneamento, onde há convênios vigorando entre a referida Agência e as prefeituras de Arroio do Padre, Piratini e São José do Norte. “Até o final desta semana, os demais municípios serão habilitados ao recebimento de verbas do governo estadual e deverão estabelecer a parceria para o assessoramento técnico com a ADLM”, anunciou.
Ao enaltecer a disposição das entidades conveniadas, Del Pino voltou a lembrar que durante sua sugestão pretende focar atuação em projetos que utilizem o corpo técnico qualificado da UFPel trabalhando diretamente com os 22 municípios integrantes da Azonasul de forma institucional e pautada no atendimentos às necessidades apresentadas pelos gestores públicos municipais. “A universidade precisa caminhar junto em prol do desenvolvimento regional atendendo com eficiência as carências e colocando em prática as tecnologias e inovações acadêmicas”, disse. O reitor também adiantou que até o fim desta semana trará novidades sobre recursos à construção de um hospital regional e que necessitará de apoio político das lideranças regionais para a concretização de estratégias junto ao Ministério da Saúde e Governo Federal.
Além dos prefeitos e do reitor, participaram do ato de assinatura do convênio o vice-reitor da UFPel, Carlos Mauch; o assessor de Relações Institucionais da universidade, Hemerson Pase e o secretário executivo da Azonasul, Henrique Feijó.
(fonte: Assessoria Azonasul)