Audiência Pública sobre setor cerâmico em Porto Alegre
Vereador Betinho Amaral de Pedro Osório participou com empresários do ramo no debate
Publicidade
Aconteceu no dia 26 de junho, em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa, a Audiência Pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável (CEDS). O Vereador Betinho Amaral (PMDB) de Pedro Osório se fez presente juntamente com oleiros da sua cidade e também da cidade vizinha de Cerrito, neste importante debate.
A comissão tratou do setor oleiro e cerâmico, especialmente no que diz respeito ao tratamento tributário e o fechamento de postos de trabalho no RS, causado por participação cada vez maior no mercado gaúcho de produtos de outros Estados, principalmente de santa Catarina.
Durante o debate foi apresentado pelo Deputado estadual Giovani Feites (PMDB), proponente desta Audência Pública, a redução do peso dos impostos sobre a atividade cerâmica no RS, além da adoção de um selo para certificar a qualidade do produto gaúcho.
Um estudo encomendado pelo Sindicerrs (Sindicato da Indústria olaria Cerâmica para construção do RS), mostra que com apoio governamental o setor teria condições de gerar em torno de 12 mil novos empregos. O Presidente da entidade, Jorge Romeu Ritter, confirmou o fechamento de aproximadamente 850 empresas na última década. “Hoje temos aproximadamente 650 cerâmicas em atividades, quando já tivemos mais de 1.500”, lamentou Jorge.
A falta de fiscalização mais rígida, para que produtos fora das especificações técnicas exigidas não entrem no Estado, assim como maior agilidade nos processos de licenciamento junto a FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). O custo do transporte também integra os itens que vem retirando a competitividade das empresas locais. O Deputado Feites propôs também que o Estado adote mecanismo nas licitações de obras públicas, garantindo assim um percentual de aproveitamento do material produzido aqui no RS.
Após a audiência Pública o Deputado Giovani Feites (PMDB) recebeu o vereador Betinho Amaral (PMDB) de Pedro Osório em seu gabinete, onde pode receber em mãos documento com em que consta a situação das olarias e dos oleiros de Pedro Osório e Cerrito. Juntamente ao vereador foram até Porto Alegre, três oleiros de Pedro Osório e um de Cerrito.
O representante da Secretaria estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Cristovão Feil, reconheceu a legitimidade das reinvindicações, propôs que o setor passe a tratar os temas tributários e de incentivos com a Sala do Investidor.