Administração lança campanha de recolhimento de lixo eletrônico
O objetivo principal é o de conscientizar a população sobre a necessidade de se descartar de forma correta o lixo eletrônico.
Publicidade
A atual administração está implantando em nosso município, o projeto de campanha de recolhimento de equipamentos eletrônicos de informática e telefonia pós-consumo, com o objetivo principal de incentivar a conscientização da população sobre a necessidade de se descartar de forma correta o lixo eletrônico.
O projeto trabalha especificamente com arrecadação de carregadores, CPUs completas, monitores, teclados, mouse, impressoras, notebooks, estabilizadores, nobreak, telefones celulares, telefones sem fio, baterias, fios, cabos, terminais, centrais telefônicas, placas de rede, placa mãe, placa de vídeo, placa de som, placa de fax, modem, decodificador, vídeo, som, fax, memórias, HDs e drivers.
A coleta do material faz parte da estratégia de consumo sustentável, que pode ser definida como a capacidade do ser humano de interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
O Brasil consome por ano, segundo o Ministério do Meio Ambiente, mais de 120 milhões de eletroeletrônicos. Pelo menos 500 milhões de produtos se encontram sem uso nas casas dos brasileiros. Esses produtos contêm mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio - substâncias que podem contaminar o ar, a água e o solo.
As pessoas interessadas em aderir a esta campanha, devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que fica localizada na Rua Herculano de Freitas, junto à Secretaria de Obras, que está recolhendo o material para posteriormente ser enviado a empresa Trade Recycle – reciclagem e comércio de sucatas.
Paula Pons Madruga
Assessora de Comunicação
DRT/RS 11 903