Educação

7ª Semana Internacional de Arte-Educação de Pedro Osório e Cerrito

Evento ocorreu do dia 21 a 25 de maio

Por Rodrigo Netto
31/05/2018 05:22
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Mais uma vez Pedro Osório e Cerrito, através das educadores e amantes das mais diversas formas de arte se uniram para a 7ª Semana Internacional de Arte-Educação, evento de caráter mundial e as duas cidades realizam juntas.

Continuar lendo

Publicidade

Mais uma vez Pedro Osório e Cerrito, através das educadores e amantes das mais diversas formas de arte se uniram para a 7ª Semana Internacional de Arte-Educação, evento de caráter mundial e as duas cidades realizam juntas.

A programação foi completamente diversa e aconteceu em diversos pontos das cidades, fazendo uma integração entre alunos, público e população, com intervenções artísticas em vários locais.

O tema internacional escolhido pela InSEA (International Society for Education through Art) para celebrar a Semana Internacional de Arte da UNESCO, foi #moreARTnotless, ou seja "Mais ARTE, Menos Não".

Aqui vai um resumo das atividades relacionadas a 7ª Semana, que contou com Exposição de Fotos, Palestra "Arte como potência de transformação" ministrada pelo Professor Dr. Goy Kerr Jr., cinema com a apresentação do filme "Vingança" do Diretor e Produtor pedroosoriense Paulo Pons e que teve parte gravada na cidade.

Diversas oficinas de dança com a Dj Pucca, de Taekwondo com o Mestre Rafael, teatro na rua com os grupos Sátiros e Origem, criação de bonecas Abayomi com a Professora Anaita, Oficina de Projetos Vivências Teatrais "Ocupando novos Espaços", Pintura Facial, Desenho Digital e Graffitti com Emanuel "Lobo", Projeto de Música do CRAS também participou.

Uma turma foi a Porto Alegre, onde participou na capital da 11º Bienal do Mercosul, "O Triângulo Atlântico" - Sob o título O Triângulo Atlântico, a 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul pretende lançar um olhar sobre o triângulo que, há mais de 500 anos, interliga os destinos da América, da África e da Europa. Reunindo 70 artistas e coletivos de artistas – além de ações pontuais realizadas em comunidades remanescentes de quilombos localizados nas cidades de Porto Alegre e Pelotas.

Os alunos de diversas escolas ainda tiveram ações como no Lar de Idos São Francisco de Assis, onde dividiram a arte com os residentes, recuperação da pintura Mural "Crianças de Portinari", ocuparam novos espaços nas duas cidades, expressar suas idéias e sentimentos sobre os excluídos e possibilidades para a inclusão.

Para o Brasil evoluir, a transformação começa na educação e os professores são a principal ferramenta para um país melhor, citaremos aqui alguns dos mestres envolvidos com as atividades da 7ª Semana internacional de Arte-Educação de Pedro Osório e Cerrito. Professores Darcimery Moraes, Fernanda Botelho, Anieli Martins, Cintia Santos, Arlete Xavier, Marta Caldeira, Cleberson Reinhardt, Anaita Lucas entre tantos outros professores, funcionários, diretores e alunos que fizeram da 7ª Semana um grande sucesso.

 

(Foto: Divulgação)