Cultura

6ª Semana Internacional de Arte-Educação de Pedro Osório e Cerrito

Evento sugerido pela UNESCO acontece no mundo todo

(Foto: Rodrigo Netto / Marcelle Ferro)
Por Rodrigo Netto
01/06/2017 20:32
Atualizado em 18/09/2017 20:36
Licença:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
As cidades irmãs de Pedro Osório e Cerrito viveram seis dias de muita atividade artística durante a realização da 6ª Semana Internacional de Arte-Educação de Pedro Osório e Cerrito, evento este sugerido pela UNESCO e que acontece em todo o mundo, em diversos países tais como Japão, Espanha, Itália, Portugal, Arábia Saudita, Egito, Croácia entre outros, sempre no mesmo período que este ano aconteceu de 22 a 27 de maio.

Continuar lendo

Publicidade

 

As cidades irmãs de Pedro Osório e Cerrito viveram seis dias de muita atividade artística durante a realização da 6ª Semana Internacional de Arte-Educação de Pedro Osório e Cerrito, evento este sugerido pela UNESCO e que acontece em todo o mundo, em diversos países tais como Japão, Espanha, Itália, Portugal, Arábia Saudita, Egito, Croácia entre outros, sempre no mesmo período que este ano aconteceu de 22 a 27 de maio.

Em Pedro Osório e Cerrito o evento acontece desde de 2012 e este foi a sexta edição, que teve como tema "Arte por toda Parte", em vez de realizar eventos nos mesmos lugares, os organizadores descentralizaram as atividades, espalhando a arte por bairros das duas cidades. O Evento da UNESCO tem como objetivo chamar a importância da sociedade mundial para a arte na educação e segundo os organizadores o movimento no Brasil passou a ser de resistência, pois o País passa por uma reforma de ensino em que o Governo Federal quer retirar artes do currículo básico.

Em Pedro Osório e Cerrito a semana foi completamente intensa, com atividades durante os seis dias, nos turnos manhã, tarde e noite. Apesar do mau tempo, que prejudicou algumas atividades com a troca de lugares, o público foi sempre grande, tendo participado durante a semana todas as escolas públicas de Pedro Osório e uma grande número de Cerrito. O primeiro evento ocorreu as 10h de segunda dia 22 e o ultimo as 21h do dia 27.

Nossa reportagem preparou um resumo de todo as atividades em uma reunião EXCLUSIVA com as cinco professoras organizadoras da 6ª Semana de Arte-Educação, que são Maria Fernanda Botelho, Simone Vara, Auta Inês Lucas, Anaita Lucas e Darcimary Nobre Moraes, confira um resumo das atividades:

Caravana AbraçArte

Todas escolas participantes se reuniram no Altar da Pátria no centro de Pedro Osório e juntos caminharam em caravana , passando pela Prefeitura até o antigo prédio da cooperativa dos Ferroviários, um prédio de 1930 e que durante muitos anos é promessa de governo que entra e sai de transformar em um teatro, mas até hoje nada foi feito. Os alunos deram um grande abraço no prédio, pedindo mais uma vez a preservação do patrimônio local e a importância da criação de um teatro municipal.

Teatro na Rua

O grupo de teatro Sátiros, com o apoio do grupo Origem, apresentaram uma peça de Teatro Forum, onde o publico que esta assistindo é escolhido pelos atores a subir no palco, assumir o papel e tomar as decisões interagindo com os demais, foi um grande sucesso pois os temas apresentados eram polêmicos e atuais, como dizem os organizadores "um ensaio para a vida". O evento ocorreu nas praças das duas cidades.

Grafite na Rua

Sobe a tutela da Professora Auta inês e do voluntário Emanuel Santos, esta oficina ensinou técnicas de pintura e desenho aos alunos, que posteriormente puderam pintar diversos painéis colocando em prática tudo que vivenciaram, os painéis eram móveis e foram expostos no Altar da Pátria e em postes ao redor de onde o evento foi realizado.

Hip Hop

A voluntária dançarina e DJ Pucca, usou a praça de Pedro Osório para fazer a oficina de Hip Hop, onde ela se apresentou, ensinou passos para os alunos e no final colocou todo mundo para dançar.

Bonecas Abayomi

A Professora Glaci Borges de Porto Alegre veio especialmente para o evento e trouxe junto a sabedoria sobre as bonecas Abayomi, ela ministrou o curso, explicou e ensinou um pouco da história por trás da confecção das bonecas e no final todos tiveram a oportunidade de fazer a sua própria boneca. O evento ocorreu em dois lugares, nos bairros Paraíso e Brasília.

Bonecas Abayomi: Símbolo de Resistência, Tradição e Poder Feminino - "Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim."

Percussão

Voluntário Mestre César Furtado da Banda Bandum, levou para a sua oficina diversos instrumentos de percussão, onde explicou  a história e o uso  de cada um, depois os alunos  puderam experimentar e o final da oficina foi com uma grande roda de samba com Professor e alunos tocando juntos. O evento ocorreu em dois lugares, nos bairros Paraíso e Brasília.

Pintura de Camiseta

Professora Anaita Lucas realizou a oficina de pintura de camisetas, onde os alunos que quiseram participar levaram camisetas brancas e o apoiador a empresa Cores e Imagens que serigrafou em cada camiseta o logo da Semana da Arte, com as letras vazadas para que os alunos pudessem pintar a sua própria camiseta, segundo as diversas técnicas ensinadas. (Praça de Pedro Osório)

Apresentações na Rua

Grupo Musical do CRAS (Praça de Pedro Osório)

Invernada CTG Fogo de Chão (Praça de Pedro Osório)

Invernada Jayme Caetano Braun - Colégio Getúlio Vargas Estadual (Praça de Pedro Osório)

Artes Marciais Academia Desafio / CRAS (Praça de Cerrito)

Performance "O Divisor" Releitura da obra da artista Lygia Pape (Praça de Pedro Osório e Caravana até a Cooperativa)

Gincanarte

Realizada pelo Grupo de Teatro Origem, a gincana envolveu os alunos em tarefas e atividades de recreação e artísticas. (Praça de Cerrito)

Leiturizar

Professora Vaniever Domingues, na sua oficina os alunos levaram os heróis dos quadrinhos para a vida real, se vestindo e contando a história de cada personagem ao público. O Grupo Teatro Origem estava presente e maquiou de heróis o pessoal do público. (Praça de Cerrito)

Nossa Cultura, Nossas Raízes

Professora Beatriz Pintado, realizou um estudo sobre o carnaval no Cerrito "Confetes e Serpentinas", onde contou e explicou aos alunos a história do Carnaval, durante décadas. Com o apoio do mestre César Furtado da Banda Bandum, os alunos confeccionaram carros alegóricos e painéis. (Praça de Cerrito)

Maquiagem Artística

O grupo de Teatro Origem, realizou a oficina de maquiagem, onde foi ensinado aos alunos as técnicas de pintura e depois quem quis recebeu uma pintura artística. O grupo ainda fez diversas atividades de recreação tais como brincadeiras de roda e cantadas, que antigamente acontecia muito, é um resgate das brincadeiras do passado e um ensinamento para que as mesmas continuem a sobreviver com o passar do tempo.

Flautorizando no Olimpo

Professor Raul D'Avila, flauta - UfPel e Professora Joana Holanda, Piano - UfPel, com a presença dos flautistas, Mayara Araújo, Mateus Messias, Júlia Alves, Charlestow de Souza e a cantora soprano Fernanda Miki. O grupo realizou uma apresentação musical e ainda fez oficina aos alunos interessados, onde com uma "flauta pife" puderam treinar e ver como é a embocadura de um flautista. (Câmara de Vereadores Pedro Osório)

Mostra fotográfica traçados Invisíveis de Pedro Osório

 Organizado pelas professoras Maria Fernando Botelho e Tatiane Pastorine, o trabalho é uma produção visual realizada em 2015, como descoberta e apropriação da cidade de Pedro Osório através dos olhares dos alunos. Ainda durante o projeto após fotografar os alunos escolheram fotos os fragmentos de fotos e transformaram em pintura. (Hall da Prefeitura Municipal de Pedro Osório)

Encontro de Fotógrafos

Com o tema "Diferentes Olhares Fotográficos" foram reunidos os fotógrafos Cibele Gil, Grace Costa, Israel Vieira e Rangel Demiquei. Eles apresentaram a poética das suas fotografias assim como as técnicas utilizadas. (Auditório Escola Getúlio Vargas Municipal)

Com que máscara eu vou?

A Professora Maria Fernanda, junto com os alunos produziram um vídeo, onde eles colocavam a máscara e escolhiam um nome. Os próprios alunos confeccionaram suas máscaras. (Colégio Getúlio Vargas Estadual) Na mesma semana de arte os alunos do GV Municipal criaram máscaras com materiais recicláveis. (Escola Getúlio Vargas Municipal)

 Apresentação Musical GVE

Aconteceu no pátio do colégio uma apresentação acústica com dois violões tocados por Emanuel Santos e Gabriel Leão. Aconteceu ainda uma Batalha de Rimas, com os Mc Dieuller, Mc Rodrigo Tank, Mc Silêncio e Mc Mateus. (Colégio Getúlio Vargas Estadual)

Oficina de Canto Coral

Realizado pelo grupo Vocal do Corredor (UfPel), foi realizada uma oficina de canto, primeiramente os alunos e professores foram separados  conforme seu tipo de timbre vocal em Tenor, Barítono, Contralto e Soprano. Depois os grupos foram treinar e afinar a suas vozes para no final todos juntos cantarem uma música finalizando a oficina.

Projeto Dandô

AmeriCalle

Os anfitriões Milton Vaguetti, Juliano Tavares e Damiana Caldeira prepararam o palco e deram boas vindas para o trio AmeriCalle, formado pelos músicos Teresa Ferlauto (vocal), Mateus Broad (gaita de boca) e Duglas Bessa (violão), que apresentou um repertório eclético misturando o internacional e nacional como destaques para Bob Dylan, Fito Páez, Lupicínio Rodrigues, Villa-Lobos e Luís Gonzaga. A apresentação encerrou a 6ª Semana Internacional de Arte-Educação de Pedro Osório e Cerrito. (Auditório Escola Getúlio Vargas Municipal)

Agradecimentos

As organizadoras agradeceram o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Osório, em especial a Margareth - Secretaria de Educação, Elyane - Secretaria de Cultura, Gennaro - Secretaria de Saúde e Mara - CRAS. Também agradeceram ao Prefeito Moacir Chola que compareceu em algumas atividades valorizando ainda mais a luta pela arte.